Morre vítima de acidente e família decide doar os órgaos

Uma vida pode salvar outras. Você já deve ter ouvido essa frase antes, mas apenas quando isso te afeta diretamente é que pode percebe o poder que tem em suas mãos. E essa foi a difícil decisão tomada por uma família.

Vítima de um acidente de trânsito, um paciente ficou internado após sofrer traumatismo cranioencefálico grave evoluindo para morte encefálica.

Após uma entrevista realizada por membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, a família tomou a decisão de doar os órgãos.

A captação foi realizada nesta manhã pela equipe do Hospital Meridional. Os órgãos doados foram os rins e o fígado.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do CIHDOTT, Cristiane Bittencourt, durante a entrevista familiar para doação de órgãos, a esposa do paciente disse que eles já haviam conversado sobre o assunto e que tomou a decisão porque ele era uma pessoa que gostava muito de ajudar o próximo.

De acordo com o levantamento feito pela CIHDOTT, em 2017, a Santa Casa teve um aumento de 100% em doação de órgãos em comparação a 2016. No total foram captados e doados oito rins, um coração, três fígados e oito córneas, beneficiando 20 pessoas.

Mas apesar dos dados serem positivos e esta história ter tido esse final, no ano passado de todos os pacientes que tiveram morte encefálica, apenas 50% tiveram autorização da família para a doação. Ou seja, esse número poderia ter sido ainda maior.

A falta de informação e incompreensão do assunto ainda são as principais causas da recusa dos familiares.

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro