Moderno equipamento auxiliará no tratamento de pacientes tetraplégicos internos no hospital Santa Casa Cachoeiro

A Santa Casa Cachoeiro adquiriu recentemente uma prancha ortostática, equipamento fisioterápico, que auxiliará no tratamento de pacientes paraplégicos e tetraplégicos.
 De acordo com pesquisas, no Brasil a prancha ortostática é utilizada geralmente em hospitais particulares nas Unidades de Terapia Intensiva, proporcionando melhora de hemodinâmica, evolução do paciente interno, estimulação sensorial, diminuindo os efeitos do imobilismo, auxiliando na prevenção de pneumonias associadas à ventilação, prevenindo úlceras de pressão, auxiliando na descarga de peso e na mecânica respiratória do paciente.
O Setor de Fisioterapia acredita que o equipamento proporcionará um longo salto, no tratamento de pacientes, com traumas decorrentes de acidentes de trânsito. “A prancha ortostática é um equipamento utilizado nos grandes centros e que traz melhorias visíveis para o paciente tetraplégico, devido aos estímulos associados pelo equipamento. Acreditamos que com essa aquisição qualificamos ainda mais os tratamentos de urgências do hospital.” Afirma a coordenadora do setor, Vanessa Pícoli.
A Prancha Ortostática é motorizada e tem a aparência de uma maca, possui rodas e todos os seus movimentos são controlados por controle remoto. Há faixas para fixação do paciente à Prancha e uma espécie de tábua na sua parte inferior, local onde o paciente apoia os pés. A Prancha possui uma régua de graus e é elevada até 90°. Os fisioterapeutas precisam seguir um protocolo, e monitorizar os dados três vezes a cada ida do paciente à Prancha, ficando por 40 minutos em elevação de 75°, o que dará a sensação de que o paciente está de pé novamente.
A Santa Casa Cachoeiro é o único hospital no sul do Estado a trabalhar com esse tipo de equipamento e a perspectiva de médicos e fisioterapeutas é de um benefício imensurável aos pacientes assistidos.