Medidas de proteçao sao reforçadas na Santa Casa para garantir segurança do paciente

Oferecer um atendimento especializado é uma das principais metas da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro. E no Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado nesta quinta-feira (17), o hospital tem adotado diversas medidas de proteção.

De acordo com a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Cíntia Pimenta, com a chegada da pandemia o serviço não parou, pelo contrário, foram reforçados os treinamentos sobre o uso de EPIs e a importância da higienização correta das mãos para os funcionários, aumentando a segurança na assistência aos pacientes com covid-19 ou não.

"Nesse período também foram discutidas todas as modificações de fluxo e criado o gabinete de crise, que se reúne diariamente para traçar mudanças e melhorias para o paciente e profissionais".

Protocolos

Desde que foi criado, o Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa foi responsável por auxiliar na implementação dos protocolos da assistência aos pacientes, pois a meta é reduzir ao máximo os danos ao paciente.

Já estão implementados os protocolos de identificação do paciente, higienização das mãos para evitar infecções e redução do risco de queda e lesão por pressão.

"O hospital é um complexo de atividades, muitas pessoas circulando e é preciso traçar estratégias de saúde para melhorar cada vez mais a assistência ao paciente", explicou Cíntia.

Na filial Castelo também existe todo um cuidado para garantir a segurança do paciente.

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, Adrielly Fazolo Nali, explicou que a pandemia de COVID-19 revelou os enormes desafios e riscos.

“Para isso promovemos e conscientizamos os profissionais em prol de um cuidado mais seguro, implementando medidas efetivas visando a melhoria da segurança dos trabalhadores e também dos pacientes”, destacou.