Material reciclável vira dinheiro na Santa Casa. Saiba como doar!

Materiais que a população costuma jogar fora, na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro viram dinheiro e o recurso é investido em ações de humanização para pacientes da instituição.

Você pode fazer parte desse projeto que já existe desde 2011. Todo o material reciclável que você tem em casa, ao invés de ir para o lixo, pode ser entregue no hospital.

Para doar é simples, basta reunir os materiais e procurar o setor responsável pelo projeto. Com isso, o hospital deseja conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e na preservação do meio ambiente.

Além da responsabilidade ambiental, a Santa Casa desenvolveu o projeto com a intenção de investir o dinheiro da venda dos materiais em ações de humanização para os pacientes.

Uma das maiores ações executadas através do recurso foi a criação e manutenção do “Jardim Terapêutico”. O espaço oferece estímulos terapêuticos para os pacientes, tais como: flores coloridas, vegetação que atrai pássaros e proporciona ventilação, cores agradáveis, bancos e piso específico sem irregularidades, o ambiente é propício para receber tanto pacientes como acompanhantes, e no local o hospital também realiza visitas especiais.

"Esse espaço serve de ponto de apoio para as equipes assistenciais e de psicologia, eles realizam visitas especiais de crianças, comemoração de aniversário de pacientes e tem também aquele paciente em longo período de internação em unidades como a UTI que só querem dar uma voltinha para ver o sol", contou Vanessa Pícoli, Fisioterapeuta e Coordenadora do Grupo de Humanização do Hospital.

Segundo ela, o projeto de reciclagem ajuda na realização de ações desse tipo e também nas comemorações em datas festivas como dia dos pais, mãe e Natal.

"O Projeto nos ajuda a realizar financeiramente as ações para os pacientes do SUS. Eles ficam muito emocionados porque isso traz um pouquinho da realidade para dentro do hospital. O nosso trabalho é trazer mais alegria, amor, carinho e cuidado para eles”, destacou Vanessa.

No primeiro semestre de 2019 a Santa Casa já recolheu 9,078 galões, mais de 15.000 quilos de papel e 570 quilos de papelão. Com as arrecadações a instituição consegue uma média de 10 mil reais por semestre.

Para saber mais sobre o projeto é só entrar em contato pelo telefone 2101-2192.

O que pode ser doado:

O hospital aceita materiais recicláveis como:

– Papel;

– Papelão;

– Caixa de: calçados, brinquedos de papelão, pasta de dente, sabonete, sabão em pó, leite, suco, ovos, pizza;

– Latinhas de: refrigerante, cerveja, suco;

– Embalagens plásticas de: arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, sabonete, sabão em pó;

– Embalagens de biscoitos, salgadinhos, chips, chocolates, achocolatado em pó, pó de café;

– Frasco plástico de: shampoo, condicionador, sabonete líquido, detergente, desinfetante, amaciante, sabão líquido;

– Garrafa plástica de refrigerante (garrafa pet), suco, água mineral;

– Potes e tampas de plástico;

– Potes de: sorvete, maionese, ketchup.

Materiais como vidro e isopor não são reciclados pelo hospital. E papel ou embalagens de marmita sujas, principalmente de gordura e comida, não são recicláveis.