Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Material reciclável vira dinheiro na Santa Casa. Saiba como doar!

Materiais que a população costuma jogar fora, na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro viram dinheiro e o recurso é investido em ações de humanização para pacientes da instituição.

 

Você pode fazer parte desse projeto que já existe desde 2011. Todo o material reciclável que você tem em casa, ao invés de ir para o lixo, pode ser entregue no hospital.

 

Para doar é simples, basta reunir os materiais e procurar o setor responsável pelo projeto. Com isso, o hospital deseja conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem e na preservação do meio ambiente.

 

Além da responsabilidade ambiental, a Santa Casa desenvolveu o projeto com a intenção de investir o dinheiro da venda dos materiais em ações de humanização para os pacientes.

 

Uma das maiores ações executadas através do recurso foi a criação e manutenção do “Jardim Terapêutico”. O espaço oferece estímulos terapêuticos para os pacientes, tais como: flores coloridas, vegetação que atrai pássaros e proporciona ventilação, cores agradáveis, bancos e piso específico sem irregularidades, o ambiente é propício para receber tanto pacientes como acompanhantes, e no local o hospital também realiza visitas especiais.

 

"Esse espaço serve de ponto de apoio para as equipes assistenciais e de psicologia, eles realizam visitas especiais de crianças, comemoração de aniversário de pacientes e tem também aquele paciente em longo período de internação em unidades como a UTI que só querem dar uma voltinha para ver o sol", contou Vanessa Pícoli, Fisioterapeuta e Coordenadora do Grupo de Humanização do Hospital.

 

Segundo ela, o projeto de reciclagem ajuda na realização de ações desse tipo e também nas comemorações em datas festivas como dia dos pais, mãe e Natal.

 

"O Projeto nos ajuda a realizar financeiramente as ações para os pacientes do SUS. Eles ficam muito emocionados porque isso traz um pouquinho da realidade para dentro do hospital. O nosso trabalho é trazer mais alegria, amor, carinho e cuidado para eles”, destacou Vanessa.

 

No primeiro semestre de 2019 a Santa Casa já recolheu 9,078 galões, mais de 15.000 quilos de papel e 570 quilos de papelão. Com as arrecadações a instituição consegue uma média de 10 mil reais por semestre.

 

Para saber mais sobre o projeto é só entrar em contato pelo telefone 2101-2192.

 

O que pode ser doado:

 

O hospital aceita materiais recicláveis como:

– Papel;

– Papelão;

– Caixa de: calçados, brinquedos de papelão, pasta de dente, sabonete, sabão em pó, leite, suco, ovos, pizza;

– Latinhas de: refrigerante, cerveja, suco;

– Embalagens plásticas de: arroz, feijão, macarrão, açúcar, sal, sabonete, sabão em pó;

– Embalagens de biscoitos, salgadinhos, chips, chocolates, achocolatado em pó, pó de café;

– Frasco plástico de: shampoo, condicionador, sabonete líquido, detergente, desinfetante, amaciante, sabão líquido;

– Garrafa plástica de refrigerante (garrafa pet), suco, água mineral;

– Potes e tampas de plástico;

– Potes de: sorvete, maionese, ketchup.

Materiais como vidro e isopor não são reciclados pelo hospital. E papel ou embalagens de marmita sujas, principalmente de gordura e comida, não são recicláveis.

 

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho