Mais de 65 atendimentos no encerramento da campanha contra acidentes de trânsito

Terminou, nesta quinta-feira (30), a programação da campanha Maio Amarelo: No trânsito, o sentido é a vida realizada pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. Durante todo o mês, aconteceram ações de conscientização para reduzir os números de acidentes.

No último dia da campanha, o hospital montou um estande na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade, e realizou diversos atendimentos para motoristas e população em geral que passavam pela região.

Equipes da Santa Casa fizeram, durante toda a manhã, testes de glicose, aferição de pressão e informações nutricionais. De acordo com o balanço, foram feitos mais de 65 atendimentos para motoristas e população em geral.

Durante a ação, feita em parceria com a prefeitura Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro Universitário São Camilo e Rádio Diocesana, também foram realizadas outras atividades, como simulador de batida, panfletagem e apresentação da banda dos alunos da escola Liceu Muniz Freire.

Outras ações

Durante o mês, a Santa Casa de Misericórdia também promoveu uma motociata no último fim de semana para alertar sobre o grande número de acidentes envolvendo motociclistas.

Os profissionais que atuam no Pronto Socorro 24 horas do hospital também deixaram o branco de lado e trabalharam de roupa amarela, que é a cor da campanha.

Números

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é referência no Sul do Estado para atender vítimas dessas ocorrências. Para se ter uma ideia da importância da campanha, só em 2018, o hospital atendeu mais de 2 mil vítimas envolvidas em batidas de moto ou automóvel.

Ao todo, no ano passado, foram registradas 1.612 ocorrências relacionadas a acidentes com motos, o que deixou 1.704 feridos e 25 mortos. Já de carro, foram 282 registros, sendo 357 feridos e 16 mortos.

O número é menor do que o registrado no período anterior. Em 2017, foram 1.779 ocorrências com 1.911 vítimas e 25 mortes com motos. Com carros, o levantamento revela que foram 333 ocorrências, com 440 feridos e 14 mortes.