Mais de 20 mil sessões de hemodiálise sao realizadas na Santa Casa

Pacientes que precisam realizar hemodiálise nos diversos municípios do Sul do Espírito Santo, têm na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro um importante aliado. Só em 2018, o hospital realizou mais de 20 mil sessões.

Os números colocam a instituição como a maior em todo o Estado a oferecer o serviço. Os dados fazem parte do relatório do Ministério da Saúde/DataSUS e pode ser consultado por qualquer cidadão.

Atualmente, são 30 máquinas operando de segunda a sábado para atender a 160 pacientes em três turnos. Além de garantir qualidade no serviço, o setor também realiza ações de prevenção à doença.

No mês passado, lançou o programa de prevenção da doença renal.

A Supervisora de enfermagem do setor de Hemodiálise do hospital, Elizabeth Sales, atua há 29 anos com pacientes em hemodiálise e destaca a importância de prevenir a doença.

Segundo ela, inúmeros pacientes poderiam ter evitado a doença com cuidados simples que podem ser inseridos no dia a dia.

"Acreditamos que a prevenção da doença renal começa na infância e a criança é uma multiplicadora. Através delas conseguimos chegar a familiares, amigos e vizinhos."

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher