Maio amarelo: passeio com motociclistas faz alerta sobre acidente de trânsito

Motociclistas do município de Cachoeiro de Itapemirim e cidades vizinhas vão se reunir no próximo dia 25 de maio para uma ação de conscientização contra acidentes de trânsito realizada pela Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, em parceria com a rádio Diocesana e Prefeitura Municipal.

A iniciativa faz parte do Maio Amarelo, No trânsito o Sentido é a Vida, mês dedicado à campanha que visa reduzir o número de vítimas de colisões envolvendo automóveis e motocicletas.

O passeio motociclístico vai acontecer a partir das 8h30. A concentração será no Parque de Exposição, no bairro Aeroporto.

De lá, a “motociata” segue em direção ao Centro da Cidade e será encerrada na Praça Jerônimo Monteiro.

A orientação é para que os participantes venham vestindo roupa amarela, cor referência da campanha.

Além dessa iniciativa, haverá também uma blitz educativa, no dia 30 de maio, das 8 às 11 horas.

No local, haverá uma tenda onde os motoristas poderão realizar serviços de saúde como teste de glicose, orientações nutricionais e pressão arterial.

Nos dias 21 e 22, os funcionários da Santa Casa também vão deixar o uniforme branco de lado e vão trabalhar com camisas amarelas. A ideia é chamar atenção para a campanha e alertar os pacientes sobre a importância dos cuidados para evitar os acidentes.

Números

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é referência no Sul do Estado para atender vítimas dessas ocorrências. Para se ter uma ideia da importância da campanha, só em 2018, o hospital atendeu mais de 2 mil vítimas envolvidas em batidas de moto ou automóvel.

Ao todo, no ano passado, foram registradas 1.612 ocorrências relacionadas a acidentes com motos, o que deixou 1.704 feridos e 25 mortos. Já de carro, foram 282 registros, sendo 357 feridos e 16 mortos.

O número é menor do que o registrado no período anterior. Em 2017, foram 1.779 ocorrências com 1.911 vítimas e 25 mortes com motos. Com carros, o levantamento revela que foram 333 ocorrências, com 440 feridos e 14 mortes.