Há 17 anos o Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro recebe o certificado de Excelência entregue pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. E esse ano não foi diferente.
O hospital mais um vez conquistou o título. Segundo a farmacêutica-bioquímica Erika Lopes da Silva, coordenadora do Laboratório, desde 2003 a instituição tem seu desempenho excelente nas avaliações.
"O objetivo principal do laboratório é assegurar que nossos resultados reflitam, de maneira legítima, a realidade clínica dos nossos pacientes. Para garantirmos esse objetivo, é necessário monitorar continuamente as nossas atividades e procedimentos técnicos", explicou.
Segundo ela, a partir desse monitoramento, é possível avaliar pontos que não atingiram os resultados esperados, revisar a metodologia empregada na rotina e corrigir os processos implantados.
"A padronização dos processos torna possível alcançar a qualidade desejada, enquanto o sistema de controle de qualidade avalia e garante esse objetivo.
A certificação nos enche de orgulho por nos mostrar que continuamos buscando, com excelência, essa qualidade", destacou.
Reconhecimento
O Laboratório de análises clínicas da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro foi o mais lembrado em pesquisa de recall de marcas, realizada pela TV Gazeta Sul e assinada pelo Instituto Futura em 2017 e 2018.
Atualmente o setor atende as demandas internas do hospital, presta serviço ao SUS, convênios e particular, para realização de exames de rotina e testes avançados, como DNA.
Em 2014, o serviço foi apontado pelo PNCQ por ter 100% de confiabilidade na emissão de laudos. Um feito muito difícil, uma vez que dentro de cada especialidade diversas dosagens são realizadas.