Laboratório da Santa Casa começa 2020 recebendo título de excelência

O ano de 2020 já começou com notícia boa para a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. O laboratório de análises clínicas do hospital recebeu, mais uma vez, o certificado de excelência emitido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Segundo a farmacêutica-bioquímica Erika Lopes da Silva, coordenadoras do Laboratório para garantir o título às amostras são comparadas com resultados do país inteiro. E desde 2003 a Santa Casa recebe o título de excelência.

“A partir dessa informação de desempenho nós conseguimos detectar as não conformidades em nossos processos, o que nos possibilita implantar as ações corretivas ou preventivas”, explicou.

Para a gestora de qualidade do laboratório, Cristiane Lovatti Dal Col Azeredo, “um resultado de excelência nos estimula a melhorar os nossos processos de modo contínuo e nos dá segurança na confiabilidade dos laudos emitidos, auxiliando no diagnóstico e tratamento dos nossos pacientes”.

Durante o ano de 2019, o laboratório passou por algumas adequações na área física, criando novos espaços de armazenamento de amostras, melhorou o setor de limpeza e desinfecção. Além disso, está criando um espaço onde será construída a sala da gestão da qualidade, que abrigará os documentos e toda a logística da garantia da qualidade.

Reconhecimento

O Laboratório de análises clínicas da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro foi o mais lembrado em pesquisa de recall de marcas, realizada pela TV Gazeta Sul e assinada pelo Instituto Futura.

Atualmente o setor atende as demandas internas do hospital, presta serviço ao SUS, convênios e particular, para realização de exames de rotina e testes avançados, como DNA.

Em 2014, o serviço foi apontado pelo PNCQ por ter 100% de confiabilidade na emissão de laudos. Um feito muito difícil, uma vez que dentro de cada especialidade diversas dosagens são realizadas.