Jovem morre e órgaos vao salvar a vida de seis pessoas no Estado

A manhã desta quarta-feira foi de tristeza para uma família de Iúna, que perdeu um jovem de 32 anos vítima de acidente de moto. Mas apesar de ser um momento difícil, os familiares demonstraram amor ao próximo e decidiram autorizar a doação de órgãos. A cirurgia foi feita na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro.

Ao todo, foram doados 2 rins, 1 fígado, 1 coração e duas córneas e todos os órgãos captados serão destinados para pacientes que estão na fila de espera por um transplante aqui no Espírito Santo.

A vítima é o jovem Michel Ozório de Oliveira, que sofreu o acidente em Iúna após voltar da casa da namorada na semana passada. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa, mas na última terça-feira (27) ele não resistiu.

"É muito difícil para nós. Ele era um rapaz trabalhador, saudável e muito querido. A gente está nesse mundo de passagem e que esses órgãos possam servir para outras pessoas", disse o pai, Moacir Ozório.

Segundo ele, apesar da dor de perder o filho, ele está com a alma tranquila sabendo que vai poder ajudar quem aguarda por um transplante.

"É duro, muito difícil. Mas decidimos fazer esse gesto com a consciência de que estamos salvando outras vidas", disse.

Autorização

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização, por isso, eles precisam saber da vontade do doador.

"Então converse com a família. Esse é um gesto muito nobre em que no momento de muita dor, a pessoa consegue expressar seu amor ao próximo sem ao menos saber quem é", comentou.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a outubro deste ano foram realizadas seis captações de órgãos. Foram 2 corações, 4 fígados, 8 rins e 10 córneas.