Imprensa sensibilizada

Foi notícia em todos os jornais da regiao sul do Espírito Santo a grande Campanha de Doaçao de Sangue realizada pelo Serviço de Hemoterapia da Santa Casa Cachoeiro. Na manha de

quarta-feira,10/02, jornalistas e apresentadores locais além de repassarem suas pautas também foram sensibilizados a realizarem sua doaçao voluntária de sangue, ajudando assim a abastecer o Banco do hospital para o feriado de  carnaval.

“No período de carnaval temos que ter um grande estoque de bolsas porque habitualmente o número de acidentes é muito grande e como somos um hospital de Urgência e Emergência precisamos estar sempre preparados”, enfatiza a Enfermeira Juliana Canzian, Coordenadora do Serviço de Hemoterapia da instituiçao.

O Banco de Sangue da Santa Casa é responsável também pelo abastecimento do Hospital Infantil da cidade, o que demanda um grande número de doações. Para 2010 já estao sendo preparadas diversas campanhas de sensibilizaçao quanto a  importância de ser um doador fiel.

Para doar sangue é necessário ir até o Banco de Sangue munido de documentaçao, preencher a ficha cadastral e passar pelos procedimentos iniciais que duram em torno de 20 minutos.

Quem nao pode doar sangue

·          Pessoas com idade inferior a 18 anos ou superior a 65 anos

·          Peso inferior a 50 kilos

·          Comprovar anemia no teste que é realizado antes da doaçao

·          Estiver com hipertensao ou hipotensao arterial no momento da doaçao

·          Estiver com aumento ou diminuiçao de batimentos cardíacos no momento da doaçao

·          Estiver com febre no dia da doaçao

·          Estiver grávida

·          Estiver amamentando a menos de 12 meses.

Jornalista Sabrina Canal (TV Gazeta Sul)

Equipe do Programa  Parraro na TV  (TV Sul)