Humanizaçao no Sistema ašnico de Saúde é discutido em encontro na Santa Casa

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (08), o Encontro de Humanização – Sul na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro. Com o tema “A Saúde do Trabalhador e a Humanização” o evento reuniu representantes de grupos de humanização de todo o sul do estado para compartilhar as experiências das principais instituições de saúde do sul do Espírito Santo.

O encontro foi conduzido pelo psicólogo da SESA Douglas Gonçalves e a enfermeira Ana Carolina Calvi da Superintendência Regional de Saúde.

Douglas e Ana Carolina falaram sobre a importância e do papel da humanização no contexto da saúde pública. Ana Carolina esclareceu as dúvidas que muitas pessoas têm sobre a humanização ser algo inato ao ser humano. Na oportunidade a enfermeira expôs o real foco deste trabalho.

“Não é humanizar o humano. Cada um aqui que faz parte ou não de um grupo de humanização, já é humano. É trazer isso para o sistema SUS, buscar um SUS que seja de respeito com o usuário, com o gestor e com o profissional.”

Os Encontros acontecem a cada dois meses em algum serviço de saúde do sul e a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e Filial Castelo são representadas por membros dos seus Grupos de Trabalhos de Humanização – GTH.

Segundo a Coordenadora do GTH da Santa Casa, Vanessa Pícolli, os encontros são enriquecedores e sempre trazem inspiração para implantação de novas propostas de trabalho.

"Os encontros são muito importantes porque podemos compartilhar com outras instituições nossas experiências e essa troca é realmente enriquecedora."