Integrantes da Comissao Intra Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos da Santa Casa Cachoeiro, receberam no último dia 29/10, homenagem da equipe de Transplante Hepático do Hospital Meridional pelo 100º doador de figado, que foi captado por contribuiçao da equipe da Santa Casa Cachoeiro.
Hoje o Espírito Santo é o sexto maior transplantador hepático do Brasil e a taxa de sobrevida dos procedimentos de fígados é de mais de 70%, equivalente a Sao Paulo, maior transplantador do Brasil.
O Hospital Meridional é referência no Estado para transplante, trabalho que só pode ser executado mediante a captaçao de doadores, açao realizada pela Santa Casa Cachoeiro com grande êxito e destaque, fato que possibilitou ao Meridional a realizaçao do transplante número 100.
Enfª. Hilda G. Azeredo, Dr. Gastao Gonçalves e Drª. Alzimara Hemerly
O Transplante de Fígado
O fígado é o maior órgao sólido do corpo humano, localizado no lado direito do abdome, pesa entre 1.200 e 1.500g. Ele é constituído por milhões de células, chamadas de hepatócitos. Recebe o sangue venoso que vem em sua maior parte do trato gastrintestinal através de uma grande veia: a veia porta. Trabalhando como uma âusinaâ produtora e depuradora de diversas substâncias, o fígado é extremamente importante para manter o corpo saudável. Entre as principais doenças que podem atacar o fígado estao as hepatites. Podem ser viral (chamadas por letras: A,B,C,D,E), auto-imune ou causada pelo álcool ou medicamentos. Qualquer pessoa, criança ou adulto, cuja vida está seriamente comprometida por uma doença hepática grave e irreversível pode ser candidato ao transplante hepático, depois de esgotadas todas as demais alternativas de tratamento clínico e cirúrgico.
(texto : Manual do Candidato ao Transplante de Figado â Hospital Meridional)