Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Homenagem ao doador 100

Integrantes da Comissao Intra Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos da Santa Casa Cachoeiro, receberam no último dia 29/10, homenagem da equipe de Transplante Hepático do Hospital Meridional pelo 100º doador de figado, que foi captado por contribuiçao da equipe da Santa Casa Cachoeiro.

Hoje o Espírito Santo é o sexto maior transplantador hepático do Brasil e a taxa de sobrevida dos procedimentos de fígados é de mais de 70%, equivalente a Sao Paulo, maior transplantador do Brasil.


O Hospital Meridional é referência no Estado para transplante, trabalho que só pode ser executado mediante a captaçao de doadores, açao realizada pela Santa Casa Cachoeiro com grande êxito e destaque, fato que possibilitou ao Meridional a realizaçao do transplante número 100.


 


 


                                              


             Enfª. Hilda G. Azeredo, Dr. Gastao Gonçalves e Drª. Alzimara Hemerly


 


 


O Transplante de Fígado


O fígado é o maior órgao sólido do corpo humano, localizado no lado direito do abdome, pesa entre 1.200 e 1.500g. Ele é constituído por milhões de células, chamadas de hepatócitos. Recebe o sangue venoso que vem em sua maior parte do trato gastrintestinal através de uma grande veia: a veia porta. Trabalhando como uma “usina” produtora e depuradora de diversas substâncias, o fígado é extremamente importante para manter o corpo saudável. Entre as principais doenças que podem atacar o fígado estao as hepatites. Podem ser viral (chamadas por letras: A,B,C,D,E), auto-imune ou causada pelo álcool ou medicamentos. Qualquer pessoa, criança ou adulto, cuja vida está seriamente comprometida por uma doença hepática grave e irreversível pode ser candidato ao transplante hepático, depois de esgotadas todas as demais alternativas de tratamento clínico e cirúrgico.




(texto : Manual do Candidato ao Transplante de Figado – Hospital Meridional)

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho