Hidrataçao no inverno é tao importante quanto no verao

Se hidratar, cuidar da pele, beber muito líquido, comer bem, passar protetor solar, podem parecer dicas para o verão, mas elas devem ser seguidas no ano inteiro, principalmente em épocas mais frias.

Nos dias quentes é normal beber bastante água e buscar sempre estar hidratado, mas durante o inverno o risco de desidratação está camuflado e por isso pode ser pior. Devido às baixas temperaturas, as pessoas se esquecem de beber água, pois sentem menos sede, dessa forma tendem a desidratar sem perceber.

Com a queda de temperatura e o aumento de alergias e doenças respiratórias o corpo fica visivelmente ressecado, os lábios também ficam mais expostos e sensíveis.

Segundo o médico Hassan Chequer, plantonista do Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, é comum que as pessoas sofram com a troca de estação, pois o período é propício para doenças como: gripe, resfriados, alergias, pneumonia e os conhecidos “ites” otite, rinite, bronquite, sinusite que podem ser ocasionados por diversos fatores, dentre estes vírus e bactérias.

“São atendidos pacientes com resfriado, dor de garganta, gripe, por exemplo. Por isso eu recomendo muita hidratação, ficar em ambiente aberto e ventilado, evitar contato com ácaros e também animais de estimação” afirma.

De uma maneira geral, alimentação adequada, hidratação, prática de atividade física e uma boa noite de sono são recomendadas para fortalecer o corpo e evitar essas doenças.

No caso de sintomas de alguma doença,  a recomendação é procurar um  médico para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o melhor tratamento para cada caso. É importante evitar a automedicação.

O Pronto Atendimento da Santa Casa é referencia para o atendimento de  pacientes de  convênio e particulares, a referência SUS na Cidade de Cachoeiro são os Postos de Saúde e a UPA do Bairro Marbrasa.