Gerando Saúde através de Pilates

Ultimamente, tem-se falado muito em aulas de Pilates. Mas afinal, o que há de especial neste método?

Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), criador do método Pilates, nasceu próximo a Dusseldorf, Alemanha. Sua infância foi marcada pela fragilidade de seu estado de saúde. Devido a isto, ainda jovem decidiu dedicar-se a tarefa de se tornar fisicamente forte e saudável.

Dentre as formas de treinamento contra resistência, o método Pilates surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo assim capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle, consciência e percepçao do movimento.

Além de trabalhar intensamente as quatro camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; eretores profundos da espinha, extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõe o períneo. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentaçao da coluna e órgaos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilizaçao do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os que estao encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes sao feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Assim, a força, a tonificaçao e o alongamento sao trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante.

Os benefícios encontrados na utilizaçao do Pilates como forma de manter a saúde e qualidade de vida sao:

– Aumento da resistência física e mental;
– Alongamento e maior controle corporal;
– Correçao postural;
– Aumento da flexibilidade, ta´nus e força muscular;
– Alívio das tensões, estresse e dores cra´nicas;
– Melhora da coordenaçao motora;
– Maior mobilidade das articulações;
– Estimulaçao do sistema circulatório e oxigenaçao do sangue;
– Facilita a drenagem linfática e eliminaçao das toxinas;
– Aumento da concentraçao;
– Trabalha a respiraçao;
– Promove o relaxamento.

Os praticantes de Pilates usavam o próprio corpo como peso no treinamento para desenvolver força e flexibilidade. Hoje em dia, Pilates é usado como processo de reabilitaçao por muitos fisioterapeutas. Que direcionam a s aulas a necessidade de cada aluno.

Qualquer pessoa, entre 12 e 100 anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o Pilates.

Considerando o acúmulo de evidências em torno da atividade física, é indiscutível a importância de um estilo de vida ativo a promoçao de saúde e de melhor qualidade de vida para todos os gêneros e idades.

O Pilates além de recomendado por Médicos e Fisioterapeutas é agradável, fácil e traz resultados rápidos.

Por: Lívia Oliveira

Estagiária de Fisioterapia da UTI Santa Casa