Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Fundaçao das Santas Casas completa 519 anos de dedicaçao e cuidado com o próximo

 

 

Compaixão ou na tradução literal, coração compadecido. Esse é o significado de misericórdia. Essa é a doutrina das Santas Casas, criadas com a missão de prestar assistência médica aos mais necessitados.

A primeira Santa Casa de Misericórdia foi instituída em Portugal pela Rainha Leonor de Lancastre, esposa de Dom João II, em 15 de agosto de 1498. A pioneira no Brasil foi fundada no ano de 1543, por Bráz Cubas, na Capitania de São Vicente (Vila de Santos). Hoje, a ordem das Santas Casas completa 519 anos de história.

Atualmente existem mais de 2.500 hospitais filantrópicos por todo o país. Em alguns municípios, eles são os únicos que oferecem leitos para a população.

De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), essas instituições são responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos realizados pelo SUS e 43,1% dos leitos hospitalares existentes no país, elas respondem também por 60% dos todos os transplantes e tratamentos oncológicos realizados no Brasil. Tornando-se centros de referência e excelência na região.

É o caso da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Fundada em 27 de janeiro de 1900, o hospital sempre procurou investir na qualidade dos serviços prestados a comunidade, como resultado tornou-se referência em urgência e emergência e traumas ortopédicos. Possui um pronto-socorro aberto 24 horas e a maternidade mais tradicional da região sul do estado.

Investimentos em tecnologia permitiram um avanço da instituição. Em 1995, por exemplo, a instituição adquiriu seus primeiros computadores e softwares.

Em 2009, foi implantado um suporte de monitoramento para atendimentos de Urgência e Emergência, tornando-se a primeira instituição hospitalar do Estado do Espírito Santo a possuir completo suporte para acompanhamento a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, em um mesmo sistema integrado que intensifica e aprimora os cuidados. Isso permite aos profissionais da saúde visualizar à distância o comportamento dos parâmetros fisiológicos dos pacientes e melhor gerenciá-los, operando com suporte de um dos melhores sistemas de informática do Brasil.

Foi a primeira entidade do Espírito Santo a implantar controle de infecção hospitalar, recebendo o título do Ministério da Saúde de hospital padrão e ainda hoje é reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área. Os trabalhos de humanização, de incentivo a doação de órgãos, prevenção de acidentes de trânsito e captação de doadores de sangue, também são modelos. 

Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é administrada pela igreja, tendo como presidente o bispo Dom Dario Campos e padre Evaldo Ferreira como superintendente, tendo suporte de um conselho composto por empresários locais.

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa