Fundaçao das Santas Casas completa 519 anos de dedicaçao e cuidado com o próximo

Compaixão ou na tradução literal, coração compadecido. Esse é o significado de misericórdia. Essa é a doutrina das Santas Casas, criadas com a missão de prestar assistência médica aos mais necessitados.

A primeira Santa Casa de Misericórdia foi instituída em Portugal pela Rainha Leonor de Lancastre, esposa de Dom João II, em 15 de agosto de 1498. A pioneira no Brasil foi fundada no ano de 1543, por Bráz Cubas, na Capitania de São Vicente (Vila de Santos). Hoje, a ordem das Santas Casas completa 519 anos de história.

Atualmente existem mais de 2.500 hospitais filantrópicos por todo o país. Em alguns municípios, eles são os únicos que oferecem leitos para a população.

De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), essas instituições são responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos realizados pelo SUS e 43,1% dos leitos hospitalares existentes no país, elas respondem também por 60% dos todos os transplantes e tratamentos oncológicos realizados no Brasil. Tornando-se centros de referência e excelência na região.

É o caso da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. Fundada em 27 de janeiro de 1900, o hospital sempre procurou investir na qualidade dos serviços prestados a comunidade, como resultado tornou-se referência em urgência e emergência e traumas ortopédicos. Possui um pronto-socorro aberto 24 horas e a maternidade mais tradicional da região sul do estado.

Investimentos em tecnologia permitiram um avanço da instituição. Em 1995, por exemplo, a instituição adquiriu seus primeiros computadores e softwares.

Em 2009, foi implantado um suporte de monitoramento para atendimentos de Urgência e Emergência, tornando-se a primeira instituição hospitalar do Estado do Espírito Santo a possuir completo suporte para acompanhamento a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, em um mesmo sistema integrado que intensifica e aprimora os cuidados. Isso permite aos profissionais da saúde visualizar à distância o comportamento dos parâmetros fisiológicos dos pacientes e melhor gerenciá-los, operando com suporte de um dos melhores sistemas de informática do Brasil.

Foi a primeira entidade do Espírito Santo a implantar controle de infecção hospitalar, recebendo o título do Ministério da Saúde de hospital padrão e ainda hoje é reconhecida pelo trabalho desenvolvido na área. Os trabalhos de humanização, de incentivo a doação de órgãos, prevenção de acidentes de trânsito e captação de doadores de sangue, também são modelos.

Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro é administrada pela igreja, tendo como presidente o bispo Dom Dario Campos e padre Evaldo Ferreira como superintendente, tendo suporte de um conselho composto por empresários locais.