Fundaçao das Santas Casas comemora 520 anos de tradiçao e dedicaçao aos doentes

Neste dia 15 de agosto, a irmandade das Santas Casas de Misericórdia comemora 520 anos de dedicação ao tratamento dos doentes. Essas instituições são responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos realizados pelo SUS e 43,1% dos leitos hospitalares existentes no país.

No Sul do Estado, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tornou-se referência em urgência, emergência e traumas ortopédicos com pronto-socorro aberto 24 horas. Uma das suas principais tradições é investir na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Atualmente, foi criado o Programa de Excelência, que por meio do Centro de Apoio e Desenvolvimento da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro (CADES) realiza ações para garantir um serviço e atendimento qualificados aos pacientes, além de promover a sustentabilidade econômica e financeira do hospital em geral.

História

A primeira entidade que deu nome origem a esse conjunto de instituições foi fundada em 1498 em Lisboa, Portugal pelo Frei Miguel Contreiras, com o apoio da rainha D. Leonor.

A Rainha D. Leonor era viúva de Dom João II e após a morte de seu marido passou a dedicar-se aos doentes, pobres e órfãos patrocinando a fundação da Santa Casa.

No Brasil, a Santa Casa de Misericórdia teve origem no período colonial, em Santos no ano de 1543, sendo a primeira instituição hospitalar do país, seguido pelas cidades de Vitória (1545), Salvador (1549), Rio de Janeiro (1567) e São Paulo (1599).

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro