Fundaçao das Santas Casas comemora 520 anos de tradiçao e dedicaçao aos doentes

Neste dia 15 de agosto, a irmandade das Santas Casas de Misericórdia comemora 520 anos de dedicação ao tratamento dos doentes. Essas instituições são responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos realizados pelo SUS e 43,1% dos leitos hospitalares existentes no país.

No Sul do Estado, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro tornou-se referência em urgência, emergência e traumas ortopédicos com pronto-socorro aberto 24 horas. Uma das suas principais tradições é investir na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Atualmente, foi criado o Programa de Excelência, que por meio do Centro de Apoio e Desenvolvimento da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro (CADES) realiza ações para garantir um serviço e atendimento qualificados aos pacientes, além de promover a sustentabilidade econômica e financeira do hospital em geral.

História

A primeira entidade que deu nome origem a esse conjunto de instituições foi fundada em 1498 em Lisboa, Portugal pelo Frei Miguel Contreiras, com o apoio da rainha D. Leonor.

A Rainha D. Leonor era viúva de Dom João II e após a morte de seu marido passou a dedicar-se aos doentes, pobres e órfãos patrocinando a fundação da Santa Casa.

No Brasil, a Santa Casa de Misericórdia teve origem no período colonial, em Santos no ano de 1543, sendo a primeira instituição hospitalar do país, seguido pelas cidades de Vitória (1545), Salvador (1549), Rio de Janeiro (1567) e São Paulo (1599).