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Funcionários criam projetos contra desperdício que devem economizar mais de R$ 80 mil

 

A Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou uma Campanha de Redução de Desperdícios. As melhores ideias foram premiadas nesta quinta-feira, 1º, com a presença do superintendente Pe. Evaldo Ferreira e os diretores administrativo, Marcelo Coutinho e financeiro, Luciane Pedroni. 

Ao todo, foram inscritas 23 propostas. Os três projetos vencedores prometem reduzir até R$ 82 mil ao ano. 

Entretanto, esse valor poderá ser maior, isso porque, tiveram outras ideias que também são viáveis e serão adotados futuramente. Por isso, receberam uma Menção Honrosa da instituição.

De acordo com o analista de custos Leonardo Ribeiro, um dos idealizadores da ação, os projetos superaram todas as expectativas, e por isso, foi bem difícil escolher as melhores iniciativas.

"Para escolher os vencedores foram criados três critérios de avaliação, são eles: Viabilidade financeira da proposta, ou seja, foram priorizados os projetos que não gerassem custo de implantação para o hospital; Prazo da implantação, os projetos com os prazos de implantação mais curto, e por fim, o que gerasse Maior Redução de Desperdício", afirma Leonardo.

Além desses requisitos, também foi realizada uma análise técnica para averiguar se eles realmente eram viáveis e poderiam ser adotados pelo hospital.

Desta forma, o segundo e o terceiro lugar ficaram com a fisioterapeuta Letícia Teixeira Corrêa, que apresentou os projetos “Substituição das luvas de procedimentos estéreis por por luvas plásticas descartáveis”, impactando uma redução aproximada de R$ 27,3 mil por ano e “Redução do desperdício dos gases medicinais” que gerará um ganho de cerca de R$ 22 mil ao ano. 

Já em primeiro lugar ficou o grupo constituído por Dr. Lorran Coque Fonseca, Dr. Vinícios Barreto Melo, Dr. Lauro Bueno, Enfª. Vera Lúcia P. Gomes e Kissiane Oliveira, que apresentou um projeto de “Padronização e uso consciente dos campos cirúrgicos descartáveis nas cirurgias ortopédicas”. Estima-se que o valor de redução seja em torno de R$ 33 mil por ano. 

A comissão de avaliação da campanha foi formada por uma equipe multidisciplinar composta por Marcelo Coutinho (Direção), Leonardo Ribeiro (Custos), Glauco Andrade (Compras), Flaviana Donato (Enfermagem), Aline Silveira e Cristiane Bittencourt (Centro de Apoio e Desenvolvimento-CADES), Juliana Botura (Comunicação) e Willians Ramos (Manutenção Geral).

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