Funcionário Santa Casa pratica Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é uma atividade física criada propriamente para operários. Ela é aplicada para diminuir o nível de estresse, promover a saúde, evitando lesões, doenças inflamatórias e problemas na coluna, além de gerar a integraçao do grupo como forma de aumentar a produtividade, visto que os funcionários saudáveis e satisfeito com o seu trabalho tende a um rendimento maior.

No Japao devido a  comprovaçao da real eficiência da Ginástica Laboral, como forma de promoçao de qualidade de vida, sua prática dentro das empresas tornou-se obrigatória por lei. No Brasil algumas empresas acreditando na eficiência da atividade também programaram os exercícios junto a  carga horária de seus funcionários.

No hospital Santa Casa a responsabilidade social motivou dirigentes a implementaçao do projeto.

Coordenado por Dr.Vanessa Picoli, Drº Juliana Lacerda e Drº Denise Chamon que compõe o Setor de Fisioterapia e contando também com ajuda de dois Fisioterapeutas voluntários, Drº Sergio Oliveira e Drº Lupércia Mascarelo,o projeto vem alcançando grandes resultados. “A Ginástica Laboral é um projeto muito importante porque é capaz de transformar o ambiente de trabalho. A Santa Casa tem colhido ótimos resultados.” Disse Drºvanessa.

Um grande diferencial existente na aplicaçao da Ginástica Laboral dentro do hospital Santa Casa é que as aulas sao fundamentadas nas necessidades de cada colaborador em particular.

O tempo destinado a  atividade é de trinta minutos. O funcionário é liberado de seu Setor conduzindo-se a uma sala, equipada de forma propícia para prática dos exercícios.

A Ginástica Laboral é trabalhada em três etapas: relaxamento, alongamento e atividades. Sua aplicaçao vem evitando dores de coluna, Tendinite e ainda prevenindo contra esforços repetitivos.

Para melhor organizar e moldar as aulas, o Setor de Fisioterapia proporcionou vários horários durante dois dias da semana (Terça e quinta-feira) de forma com que houvesse a interaçao entre os diversos setores, ou seja, a Ginástica nao é praticada por Setores específicos e sim entre funcionários de diversos setores.

Aplicada por um dos criadores do projeto, Drº. Sergio Oliveira, voluntário Santa Casa há três meses, os exercícios vem superando expectativas. Segundo Regina Checon, funcionária do Setor de Faturamento, as atividades vêm ajudando muito no controle de uma doença respiratória e também na tensao que envolve o Setor ao qual trabalha. “Estou me sentindo muito melhor, depois dos exercícios ficou bem humorada.” comenta.

A Ginástica é feita em grupos de acordo com o problema específico do funcionário, que conta ainda com um atendimento do profissional de Fisioterapia depois da aula.

Atualmente o projeto tem a participaçao de 60 colaboradores do hospital que se dividem em 15 horários entre os dias citados.

Um dos objetivos que motivou a criaçao do projeto de Ginástica Laboral dentro do hospital é a consciência que dirigentes e Fisioterapeutas possuem a respeito do crescimento. Para que a instituiçao cresça é preciso perceber que um todo é feito de partes aos quais se interagem para construçao do sucesso.

A responsabilidade Social que se faz presente na construçao de uma sociedade mais justa e igualitária onde a preocupaçao maior está na busca de uma vida melhor para todos, está também presente em cada decisao tomada por todos os dirigentes do hospital, prova disso é o excelente trabalho proporcionado através da Ginástica Laboral.

Aprenda a postura correta e evite problemas futuros

Praticando Ginástica Laboral

Praticando Laboral estavam: