Fisioterapia reduz tempo de permanência na UTI da Santa Casa

Com o objetivo de acelerar o processo de recuperaçao dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI e na Unidade de Alta Dependência de Cuidados – UADC, o hospital Santa Casa implantou programa de assistência fisioterápica noturna, passando a contar com suporte de dois profissionais de fisioterapia também no período da noite.

O projeto criado pelo Comitê Interno de Qualidade de Fisioterapia, faz a Santa Casa Cachoeiro estar em uma realidade presente apenas nos grandes hospitais do Brasil, o que permite também agilizar a rotatividade dos leitos nos setores chaves da instituiçao, pois a presença dos fisioterapeutas no período noturno possibilita total assistência aos pacientes, promovendo melhor evoluçao do desmame ventilatório e evitando o retrabalho diurno o que conseqa¼entemente ocasiona a alta precoce.

A fisioterapia é imprescindível para a recuperaçao física e até mesmo emocional do paciente. Atualmente o setor de fisioterapia da Santa Casa conta com o suporte de 11 profissionais atuantes nas enfermarias, Pronto Socorro, UTI, UADC e ortopedia. Em 2007 foram realizados mais de 18.000 atendimentos que desenvolvem assistência humanizada e especializada, visando a  recuperaçao do paciente como base na reabilitaçao respiratória e motora.

“O Setor de fisioterapia da Santa Casa de Cachoeiro, inova seu atendimento disponibilizando aos clientes a assistência 24h, nao temos conhecimento de outro hospital no Estado que desenvolva este trabalho, agora a atuaçao será ainda mais constante em Urgências e Emergências do Pronto Socorro e intercorrências de todo o hospital.” Argumentou a coordenadora do Serviço de Fisioterapia da Santa Casa, Vanessa Pícoli.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher