Fisioterapeuta dá dicas de exercícios para pacientes após alta médica

O fisioterapeuta é um dos profissionais mais importantes em um ambiente hospitalar. Eles são responsáveis por tratar e prevenir doenças e lesões, muitas vezes decorrentes de fraturas, utilizando técnicas como massagens e exercícios que restaurem a capacidade física e motora dos pacientes.

No último sábado, 13, foi comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta, e para celebrar a data e compartilhar os conhecimentos com a população, a coordenadora do serviço de fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Vanessa Pícoli reuniu as principais orientações pós-alta hospitalar.

Em muitas patologias, o tratamento fisioterapêutico faz-se necessário para auxiliar na melhora do quadro clínico, pois atua no âmbito respiratório e motor.

Um prolongado tempo de internação pode influenciar diretamente o emocional e o psicológico do paciente. A alta precoce incentiva a reabilitação, que exige conhecimento a respeito da saúde funcional e enfatiza a interação da equipe interdisciplinar para continuidade aos cuidados e prevenção de agravos.

De acordo com os princípios e diretrizes do SUS que estão na Constituição Federal de 1988, regulamentados e reafirmados no capítulo II, artigo 7º da lei 8.080/90 item II, o serviço prestado a população precisa ser integral em todos os níveis de assistência, através de ações preventivas e curativas.

A partir disso, o Serviço de Fisioterapia da Santa Casa, realiza orientações assim como também a entrega de cartilhas, nos atendimentos e na alta, para realização de exercícios no hospital, em casa e em nível ambulatorial. Essa ação é realizada porque entendemos que a carência destas atividades gera falta de conhecimento e preparo nos cuidados pós-alta aos pacientes internados em nossa instituição, o que pode ocasionar possíveis complicações secundárias e novas reinternações.

Entre as orientações para o cotidiano após a alta estão:

– Evite dobrar somente as costas, dobre o quadril e joelhos;
– Evite levantar objetos pesados mais alto que seus cotovelos;
– Sempre fique de frente para o objeto que você quer levantar;
– Evite carregar cargas desbalanceadas;
– Segure os objetos pesados perto do seu corpo;

– Nunca carregue ou mova algo que você não possa segurar com facilidade;
– Evite movimentos repentinos, aprenda a se mover mais coordenadamente;
– Troque de posição frequentemente;
– Quando você for aspirar o pó da casa, varrer, passar pano, entre outros, sempre trabalhe com a ferramenta perto do seu corpo, nunca dê passos muito longos ou tente alcançar objetos muito distantes;
– Sente-se para vestir sapatos e meias, não dobre as costas enquanto tenta ficar em pé só com uma perna;
– Mulheres devem usar salto baixo;
– Evite exercícios e atividades que giram ou forçam a coluna;
– Quando você tossir ou espirrar deixe suas costas reta e dobre um pouco os joelhos;
– Quando for arrumar a cama, faça isto com os joelhos dobrados e as costas retas.

Alongamentos também são muito utilizados, pois podem ser realizados em casa. Você pode fazer os exercícios durante o dia em diferentes momentos. Pela manhã, antes de iniciar as suas atividades, no trabalho, para aliviar tensões, após ficar sentado ou em pé por muito tempo, à noite, ao deitar antes de dormir.

Importante: caso você tenha alguma doença como pressão alta, doenças relacionadas ao coração, pulmão, entre outras, é obrigatório passar por uma avaliação do seu médico antes.

Na Santa Casa, nossa meta é a excelência, por isso, a Fisioterapia presta uma assistência de qualidade corroborando também com as diretrizes do SUS, sendo capaz de proporcionar ao paciente a resolução do quadro apresentado durante a internação, orientando ou até mesmo o encaminhando para outro serviço, através de solicitação médica, para continuidade do seu tratamento.

Para quem não possui plano de saúde ou pode realizar estes atendimentos pelo particular, em Cachoeiro existe o Centro Municipal de Reabilitação Física – Cemurf, onde os atendimentos de fisioterapia são realizados pelo SUS. O Cemurf funciona na Rua João Bosco Fiório, no bairro Marbrasa, telefone 3521-2071.