Família atende pedido e decide doar órgaos de adolescente

O amor ao próximo sempre é a premissa maior, mas até onde as pessoas são capazes de, em meio a dor, lembrar do outro?

João Gilberto, um adolescente de 17 anos que preencheu os corações de parentes e amigos de esperança, provou que é possível praticar o amor que Deus ensinou mesmo após a partida.

O Jovem enfrentava um tumor cerebral benigno desde os 15 anos, e já havia passado por 16 cirurgias nesse período.

Na última segunda-feira (5), João deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro e, infelizmente, teve sua morte encefálica constatada na quarta-feira (7).

A família, mesmo diante do luto, decidiu atender a um pedido surpreendente de João: doar os órgãos. Adriana Barreto, mãe do jovem,  contou que há um ano a família estava reunida na hora do almoço quando o rapaz viu na TV uma reportagem que falava sobre a importância desse gesto e explicitou seu desejo.

“Eu respondi a ele que deveria dizer isso um dia a sua esposa, ou a seus filhos, porque a lei natural da vida nunca é um pai enterrar um filho. Nós não esperávamos que isso fosse acontecer conosco.”

Na quinta-feira (8), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) veio até a cidade de Cachoeiro de Itapemirim especialmente para captar os órgãos de João.

O momento após a captação foi de grande comoção no hospital. Os amigos da escola do adolescente fizeram um corredor por onde os médicos passaram com os órgãos captados, e bateram palmas como um agradecimento ao amigo por tanta generosidade.

A ação causou comoção também entre os funcionários. Nunca antes, um grupo tão grande teria adentrado a instituição para uma homenagem. Esse momento de tamanha emoção certamente incentivou a todos os envolvidos a abrirem o diálogo sobre o tema em suas famílias. E é justamente o exemplo que incentiva atitudes como a de João.

Foram doados: o fígado, que foi levado para a cidade de BH e os dois rins que ficaram para receptores do Espírito Santo.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência estadual na captação de órgãos. Só neste ano já realizou oito captações com o total de 29 órgãos que beneficiaram pessoas de diversas regiões do Brasil.

Ao longo do ano o hospital promove diversas ações voltadas para esse tema, como forma de conscientizar, desmistificar e mostrar a importância de atitudes como a de João Gilberto.

A ele fica o eterno agradecimento por, mesmo tão jovem, nos ensinar tanto.