Falta de repouso pós-cirúrgico pode causar hérnia. Saiba mais sobre a doença

No último dia oito de setembro o presidente da República Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma hérnia incisional. Essa foi à quarta operação desde que ele foi esfaqueado em setembro do ano passado durante a campanha eleitoral.

As cirurgias foram necessárias, mas podem ter causado um enfraquecimento na parede abdominal que contribuiu para o aparecimento da hérnia de Bolsonaro.

Segundo Drº Virllen Paschoal, cirurgião geral da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, coordenador do centro cirúrgico do hospital e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), os fatores que podem ocasionar o aparecimento de uma hérnia incisional são: a técnica cirúrgica, a falta de repouso adequado no pós-operatório, a parede abdominal fraca e a cicatrização devido a idade avançada, e, além disso, elas são mais comuns em mulheres, na faixa etária entre 30 e 60 anos.

“A hérnia incisional pode acontecer com qualquer pessoa que tenha feito uma cirurgia abdominal. Se o médico não tem a técnica adequada para fazer, os pontos podem se romper e aparecer a hérnia. O repouso também é importantíssimo, quando o paciente não faz o repouso e aumenta a pressão intracavitária, os órgãos são forçados na parede que está suturada e os pontos também se rompem”, explicou.

Em relação a idade, Drº Virllen afirmou que a musculatura de um idoso é incomparável a de um jovem, e geralmente tem grande falta de elasticidade, além da cicatrização mais lenta, fatores que podem contribuir para o rompimento da parede abdominal e dar espaço a uma hérnia.

 

 

 

Hérnia incisional

Para entender o que é uma hérnia incisional, Drº Virllen explica que é preciso antes saber que uma hérnia “É toda saída do seu local de origem”.

“Hérnia abdominal seria a protusão de algum órgão intracavitário por uma falha na parede abdominal, essa falha se dá o nome de anel herniário. A parede abdominal é integra, se houver uma falha ou algum orifício é por onde o conteúdo intracavitário vai sair”, esclarece o cirurgião da Santa Casa.

A hérnia incisional então é quando acontece essa saída do conteúdo por uma cirurgia prévia por uma incisão feita na parede abdominal.

Confira mais Notícias

Santa Casa de Cachoeiro recebe novos equipamentos para atendimento no Sul do Estado

Alunos do IFES têm “aula prática” na Santa Casa Cachoeiro

Irmã Otília morre aos 91 anos

Santa Casa Cachoeiro terá cirurgia bariátrica para pacientes de convênio e particular

Primeira captação de órgãos do ano na Santa Casa vai beneficiar cinco pessoas

Pintores se unem para reforçar estoque de sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Últimos dias de inscrição para Residência em Medicina Intensiva

Santa Casa Cachoeiro forma três turmas de Residência Médica