Evento conscientiza motoristas quanto a  direçao segura

Em comemoração ao dia do motorista (25/07) e dia do motociclista (27), a Santa Casa Cachoeiro firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim através da Secretaria Municipal de Defesa Social, das empresas Estrela H, Consórcio CVC, Itabira soluções, Seguro DPVAT, CEREST e participou de campanha para conscientização de motoristas e motociclistas quanto à importância da direção segura para a prevenção de acidentes.

A ação que aconteceu durante todo dia 25/07 – sexta-feira, na linha vermelha, próximo ao Museu Ferroviário, alertou os participantes que passaram pelo local, quanto aos cuidados necessários para evitar acidentes por meio de abordagem e distribuição de panfletos. No local também foi oferecido aos motoristas serviços de saúde, através da CEREST, como medição de temperatura corporal, pressão arterial e exame de glicose. A Santa Casa Cachoeiro esteve presente com exposição educativa, distribuição de adesivos e de água mineral.

A Santa Casa Cachoeiro como único hospital referência para atendimentos de urgência e Emergência recebe, em média, mais de 200 acidentados por mês, sendo que 80% destes estavam de moto e passam por um processo de recuperação doloroso que pode levar de 6 a 18 meses, sendo que em muitos casos essa recuperação não é total, deixando sequelas para toda vida. Segundo dados de pedidos de indenização do DPVAT Seguro Obrigatório de Veículos em 2012, 352 mil pessoas ficaram inválidas no Brasil, por conta de acidentes de trânsito, fato que leva a questão do trânsito a ser considerado problema de saúde pública.

Outra pesquisa realizada pelo hospital Santa Casa, em 2010, revelou que dos 1404 acidentes assistidos pelo hospital 24 vítimas tiveram amputações de um dos seus membros, destes 87% eram do sexo masculino, com faixa econômica ativa entre 16 e 65 anos, 12,5% eram do sexo feminino e 6 vítimas tiveram óbito constatado ainda no Pronto Socorro. Portanto, ações de prevenção e conscientização tornam-se fundamentais para nossa região.