Esperança para quem precisa de Transplantes

Dando continuidade a Campanha de incentivo a Doação de Órgãos, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa Cachoeiro estará presente nessa última semana de setembro no supermercado Casa Grande, no centro de Cachoeiro, com a exposição fotográfica “Apaixone-se por essa causa”.

Nossa exposição retrata 12 modelos especiais, são pacientes da Santa Casa que fazem hemodiálise 3 vezes por semana e estão a espera de um transplante. Para eles, a iniciativa do hospital foi de extremo valor, pois além de divulgar a causa reforça a esperança por um transplante. Para a fotógrafa Erika Medeiros que abraçou a causa com tanta dedicação, foi uma experiência única e gratificante.

A enfermeira Cristiane Bittencourt, destacou que o transplante é um procedimento cirúrgico, no qual é substituído um órgão ou tecido doente por um órgão ou tecido sadio do doador. Todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias, são dois tipos de doadores, o vivo e o falecido. Muitas pessoas acham que a morte encefálica é o mesmo que o coma, e isso não é verdade, a morte encefálica é irreversível e no coma, as células cerebrais continuam vivas, executando suas funções vitais, mas o indivíduo não consegue se integrar ao meio.

Tanto para a comissão quanto para o hospital, é muito importante conscientizar as pessoas de manifestar em vida o desejo de ser doador. No Brasil, você não precisa deixar nada por escrito em nenhum documento, basta conversar com a sua família sobre a vontade de ser um doador de órgãos.

Escute seu coração, Abrace a nossa causa, Salve Vidas!!