Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Entenda quando procurar um Psicólogo

 

 

Em um mundo corrido, ter tempo para conversar, ouvir alguém e ser ouvido, parece um privilégio. E esse, muitas vezes, é o papel dos psicólogos.

A psicologia estuda o comportamento humano através da observação e o contato direto com o paciente, analisando suas emoções, ideias e valores. E é por meio dessa interação que muitas doenças mentais, emocionais e de personalidade são diagnosticadas.

Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, o trabalho da psicologia é essencial para o desenvolvimento do tratamento. A instituição conta com dois profissionais, Josiane Callegari Freitas e João Bosco Ferri, que atendem diariamente, a demanda do hospital.

Eles são responsáveis por conversar com os familiares e pacientes de acordo com suas necessidades. Esses atendimentos são alternados e realizados diariamente nas seções e no setor de hemodiálise.

“Em primeiro lugar devo dizer que nós psicólogos sempre estamos dispostos a escutar. Para que o outro procure entender-se um pouco melhor. O psicólogo é aquele que pergunta para ouvir, e através da resposta que a pessoa da a si mesma é que o indivíduo se propõe a melhorar” afirma João Bosco.

Ainda de acordo com o profissional, eles proporcionam uma boa escuta, para que o outro na adversidade de suas dores e seus sentimentos possam expressá-los e ao mesmo tempo reorganizar dentro de si aquilo de mais doloroso, o que mais angustia, para que assim possa ser resolvido.

“As pessoas diante de suas dores, normalmente querem falar, e nosso papel é ouvir. O que é mais significante para eles no momento não é o que falamos, e sim, se os escutamos”.

Formado há seis anos, João Bosco Ferri comemorou mais um “Dia do Psicólogo” celebrado em 27 de agosto, último domingo.

Ele que também atende no ambulatório da Santa Casa às sextas a partir das 13h30min, contou que há uma diversidade muita grande em suas consultas, mas os problemas familiares são os principais responsáveis pela procura de seus serviços.

“A sociedade está ameaçando os valores familiares, e as pessoas procuram o atendimento psicológico a fim de se reestruturarem, ou seja, todos deveriam procurar um profissional de psicologia”.

E finaliza com a frase “Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda”, do psiquiatra e psicoterapeuta suíço, Carl Jung.

 

 

 

     

 

                             

João Bosco Ferri

Psicólogo da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro

 

     

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa