Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Enfermeiros concluem curso de pós-graduaçao oferecido na Santa Casa

Os alunos da primeira turma de pós-graduação oferecida na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro concluíram o curso de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).

O curso, voltado para enfermeiros já formados, teve duração de 15 meses, e o objetivo principal foi formar especialistas e capacitar o profissional, tanto de forma acadêmica quanto na prática, para atuar em UTI’s. Ao todo, 20 profissionais concluíram a formação.

De acordo com o diretor de ensino da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Dr. Raphael Luzorio, este tipo de especialização é de grande importância para os profissionais da região, que muitas vezes não podem se deslocar para outras cidades.

“Esta forma de especialização é muito importante para os profissionais de enfermagem daqui. Pois habitualmente estes cursos são oferecidos em grandes centros. Isso dificulta o acesso porque o profissional acaba tendo outras despesas com o deslocamento, hospedagem e alimentação. Com o curso sendo em Cachoeiro o custo fica menor e facilita o acesso destes profissionais”, explicou.

Segundo ele, a parceria com a Emescam também teve um saldo bastante produtivo.

“Foi uma experiência muito positiva para as duas instituições. Para a Santa Casa pelo aperfeiçoamento dos seus profissionais e para a Emescam pela oportunidade de expandir seus cursos para o interior de Estado”.

O diretor informou ainda que já estão abertas as inscrições para a segunda turma. A previsão de início das aulas é para setembro.

“A segunda turma terá enfoque também em unidades coronarianas, que são unidades de terapia intensiva voltadas para pacientes cardiológicos”, disse.

Aprovação

A enfermeira Mayara Lima de Souza Garcia, uma das alunas do curso, contou que viu na pós-graduação oferecida na Santa Casa uma oportunidade para se qualificar em uma instituição que já possui uma credibilidade no mercado.

“Estava há um bom tempo pensando em fazer uma especialização, mais como as melhores eram fora da cidade, ficava muito difícil conciliar entre filho pequeno, trabalho e estudos. Quando anunciaram que a Santa Casa e a Emescam estavam fazendo parceria para trazer o curso de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva para Cachoeiro, logo me interessei”, contou.

E concluiu: “Uma especialização pela Emescam na minha cidade, não poderia perder essa oportunidade. No início tive medo, pois UTI não era uma área que eu dominasse, mais não desisti e hoje tenho orgulho de falar que graças a Santa Casa e a Emescam eu sou uma Enfermeira Intensivista. Termino o curso com uma bagagem enorme de conhecimento e com um novo olhar sobre os meus pacientes.”

Confira mais Notícias

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa