Doaçao de órgaos é tema de evento na Santa Casa Cachoeiro

A Santa Casa Cachoeiro realizou na última quarta-feira, 07/10, a s 10h da manha no auditório do hospital, Seminário de Conscientizaçao para Doaçao de órgaos. O evento que está em sua segunda ediçao é organizado pela CIHDOTT – Comissao Intra-Hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos da Santa Casa. Uma equipe multidisciplinar, criada pelo hospital em 2006 tendo como objetivo sensibilizar e conscientizar a populaçao local quando a doaçao de órgaos.

Na programaçao, palestra sobre o processo de doaçao de órgaos, homenagens e o lançamento da Política de Estimulo a Doaçao de órgaos e Transplantes, realizado pelo Secretário Estadual de Saúde, Dr. Anselmo Tozzi.

O público presente, cerca de 200 participantes, entre autoridades locais, Prefeitos e Vereadores de todo sul do Estado, além de estudantes e profissionais da área de saúde, membros da Associaçao de Renais Cra´nico de Cachoeiro e comunidade local, puderam vivenciar uma análise da fila de espera e investimentos realizados pelo Estado para aumentar o número de transplantes.

Durante o evento a Santa Casa Cachoeiro, por meio de seu Presidente Mons. Antonio Ra´mulo Zagotto, entregou ao Secretário Estadual de saúde, ofício que certifica a adesao do hospital a nova política implantada pelo Estado.

No ano passado o hospital recebeu título de destaque estadual em captaçao de órgaos, como sendo a instituiçao que mais contribuiu para diminuiçao da fila de espera no estado, graças ao dedicado trabalho de sua equipe que automaticamente consegue envolver no processo de sensibilizaçao todos os colaboradores do hospital.

Também foram destaques do evento o depoimento e homenagem a familiares de vítimas de acidentes de trânsito que participaram do processo de doaçao de órgaos.

Um pouco mais sobre a Política Estadual de doaçao de órgaos

A Política Estadual de Estímulo a  Doaçao e Transplante de órgaos, será implantada pela Central de Notificaçao, Captaçao e Distribuiçao de órgaos do Estado (CNCDO). O objetivo é incentivar o aumento de doaçao e transplante de órgaos e tecidos, tornando o Espírito Santo referência nacional na área.

No último dia 24 de setembro, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Anselmo Tozzi, em solenidade fez o lançamento da política. A idéia é aumentar em 200% a s doações e transplantes de córnea e em 100% as doações e transplantes de órgaos sólidos (fígado, coraçao rim e pâncreas) só no primeiro ano.

A Política entra em vigor a partir do momento que o hospital aderir ao programa. Segundo o Secretário a Política é completa, com investimento R$ 3 milhões a mais para reestruturaçao dos aparelhos médico-hospitalares usados na manutençao do potencial doador. Os recursos vao contemplar também as equipes que atuam nas Comissões Intra-Hospitalares de Doaçao de órgaos e Tecidos (CIHDOTT), disse o secretário.