Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia Nacional da Saúde

 

No dia 5 de Agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Foi escolhida essa data em homenagem ao médico Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.


Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina aos 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período que atuou na saúde pública, Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a peste buba´nica e a varíola.


Sua gestao ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A populaçao manifestou-se contra a obrigatoriedade da vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido a  epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico.


A data de seu aniversário, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis e conscientizaçao política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a populaçao viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coleta de lixo e manutençao de áreas verdes.


 


Fonte: Ministério da Saúde

Confira mais Notícias

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho