Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia Mundial do Rim: açao alerta para riscos da doença renal cra´nica

Na quinta-feira, 12 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim. E para chamar atenção da população para os riscos da doença renal crônica, será realizada uma ação na Praça Jerônimo Monteiro, das 8 às 13h30, onde serão oferecidos diversos serviços de saúde.

A campanha tem o apoio da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro e de outras instituições de saúde do município. No local, haverá uma tenta com profissionais que vão realizar teste de glicose e aferição de pressão.

Segundo o médico nefrologista da Santa Casa Vitor Moraes, a hipertensão e diabetes são as principais causas da doença renal crônica e que levam os pacientes para o tratamento de hemodiálise.

"Durante os testes, aquelas pessoas que apresentarem alguma alteração serão orientadas a procurar um laboratório para dosar a creatinina", explicou.

A orientação da campanha é para que sempre que o paciente for fazer exames de rotina, que peça ao médico que faça a dosagem, principalmente se existe um histórico familiar de doença renal crônica, diabetes, hipertensão, ter mais de 50 anos e apresentar infecções urinárias.

Outros sinais que precisam ser observados são inchaços sem causa aparente, sangue na urina, perda de peso, fraqueza, náuseas e crianças com dificuldades de crescimento.

Na tenda que será montada na praça, os profissionais também farão um trabalho educativo, com orientações sobre os sintomas e formas de rastreio da doença.

 

 

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa