Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia do Psicólogo: Pacientes com Covid-19 e funcionários recebem atendimento psicológico

No dia do Psicólogo, comemorado nesta quinta-feira (27), a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro reforça a importância desse profissional tanto para os pacientes quanto para os funcionários. São eles os responsáveis por dar um suporte emocional principalmente para aqueles que estão internados vítimas da Covid-19.

De acordo com a psicóloga Priscyla de Castro Côgo Thezolin, a ideia é amenizar o sofrimento emocional dessas pessoas que estão há dias nas enfermarias, já que muitas delas por questão de segurança estão afastadas da família.

Ela contou que o atendimento é feito diariamente por meio de videochamada e que, pelo fato de estarem isolados, acabam ficando com o emocional abalado.

"A maioria das queixas é sobre a distância da família. Eles sempre querem conversar, trazem suas angústias e eu vou conduzindo o atendimento para que eles possam enfrentar essa situação. E temos conseguido ter resultados muito positivos", contou.

Já a psicóloga Josiane Callegari Freitas faz o acompanhamento semanalmente com os pacientes que precisam fazer hemodiálise, além de atender também seus acompanhantes e familiares.

Segundo ela, neste momento de pandemia torna-se mais intensa a necessidade do suporte, apoio e orientação psicológicos. O atendimento consiste em ouvi-lo, observá-lo, perceber suas angústias, suas inseguranças, seus medos e suas preocupações.

"Os pacientes e familiares se sentem encorajados para enfrentar esse tempo tão preocupante, instável em que nos encontramos. Ficam aliviados por poder compartilhar suas angústias. Eles percebem que são acolhidos e que existe uma equipe de saúde que investe neles para que alcancem qualidade de vida", explicou.

Entre as principais angústias narradas estão sentimento de impotência diante da doença, de ser peso para alguém, medo de ficar doente e com a imunidade baixa, de pegar a doença, além da preocupação com o desemprego e situação financeira.

Busca de talentos

Na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro além dos pacientes, os colaboradores também recebem acompanhamento psicológico. Nesse caso, esse profissional atua como uma ponte entre o hospital e o funcionário.

O psicólogo do setor de Recursos Humanos da instituição, Hyloran Galdino Cabral, explicou que realiza um acompanhamento no sentido de ajudar a lidar com as dificuldades, angústias, medos, conflitos e claro, seus anseios.

"Desenvolvemos atividades que supram as necessidades do hospital, estabelecendo estratégias, identificando e propondo soluções. Não podemos esquecer do papel fundamental na busca por talentos no mercado de trabalho para fazer parte da equipe de colaboradores da Santa Casa", contou.

 

Confira mais Notícias

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro 

Funcionários da Santa Casa são imunizados contra a gripe

Santa Casa Cachoeiro faz blitz educativa e bate-papo para evitar acidentes de trabalho

Santa Casa faz nova captação órgão para pacientes na fila de transplante 

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa