Dia do Nutricionista: Alimentaçao adequada reduz tempo de internaçao do paciente

Um paciente bem nutrido responde muito mais rápido ao tratamento e, consequentemente, reduz seu tempo de internação no hospital. E é pensando nisso, que a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro oferece uma equipe com seis nutricionistas para garantir que o doente tenha uma alimentação adequada para que receba alta o mais rápido possível.

E no Dia do Nutricionista, comemorado nesta segunda-feira (31), o hospital reforça a importância desse profissional para a instituição. Para se ter uma ideia, por dia, são servidas mais de 2 mil refeições, tanto para pacientes, acompanhantes e funcionários.

A gerente de Nutrição e Dietética da Santa Casa, Raquel Fassarella de Souza, explicou que o profissional de Nutrição tem função fundamental na recuperação do paciente.

"Um paciente que está mal nutrido demora a responder o tratamento médico. Com isso fica mais tempo internado e gera mais complicações", destacou.

E com a chegada da Covid-19, os pacientes contaminados com a doença ficam mais sensíveis. E nessa hora é preciso ter um olhar diferenciado para evitar um desconforto ainda maior causado pela alimentação.

Raquel contou que eles tem preferido uma alimentação mais leve, como sucos, vitaminas e sucos. "A gente tem procurado atender essas preferências, claro, dentro da dieta específica de cada um", explicou.

Nesse processo de tratamento é comum eles sentirem enjoo e esse desconforto podem ser amenizado com uma refeição mais leve. "Os que preferem mais sucos e frutas a gente faz um aporte proteico fazendo uma vitamina com mais proteína, por exemplo".

A Santa Casa possui um Serviço de Nutrição e Dietética (SND) encarregado de produzir e distribuir todos os alimentos/refeições do hospital.

A equipe de nutricionistas especializada na área clínica faz diariamente visitas aos pacientes. Após o encontro, são feitas avaliações específicas que indicam o tratamento dietoterápico ideal para cada um e encaminham para o SND. Em seguida, a nutricionista da área de produção executa o pedido.

O setor também conta com auxiliar de escritório, cozinheiras, açougueiro, auxiliares de cozinha, copeiras e estagiários de nutrição.

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa

Santa Casa Cachoeiro inicia obra para ampliar número de leitos no Pronto Socorro