Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Dia do fisioterapeuta: exercícios simples ajudam na recuperaçao de pacientes que tiveram Covid

Muitos pacientes que tiveram Covid-19 precisam continuar fazendo exercícios para manter o tratamento mesmo após deixarem o hospital. É o que orienta o profissional de fisioterapia, que comemora seu dia nesta terça-feira (13).

Segundo a coordenadora de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Vanessa Pícoli, após o período de internação, a reabilitação domiciliar é muito importante para todos os pacientes, principalmente no pós Covid-19.

“Entendemos que para o indivíduo retornar para suas atividades de vida diária, alguns exercícios são fundamentais para melhorar sua capacidade funcional”, explicou.

Vanessa explicou que exercícios como alongamentos de pernas e braços ou pequenas caminhadas são importantes para a recuperação total do paciente.

Além disso, podem ser feitas respirações pelo nariz e soltar pela boca, incentivando assim a movimentação da região abdominal; realizar as respirações associando ao levantamento dos braços para que haja uma melhora na capacidade pulmonar.

“Lembrando sempre de respeitar seu limite. Além dessas orientações é importante se hidratar e realizar banho de sol por pelo menos 15 minutos pela manhã”, orientou Vanessa.

UTI

A função do fisioterapeuta é essencial para ajudar na diminuição de complicações, principalmente, tratando-se da respiração, reduzindo assim o sofrimento dos pacientes.

Outros fatores que ressaltam a importância da presença do fisioterapeuta é garantir a recuperação funcional desses pacientes e uma qualidade de vida pós alta da UTI, impactando também na diminuição dos custos hospitalares.

Este profissional utiliza-se de técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento.

O plano de cuidados é organizado e aplicado de acordo com as necessidades atuais dos pacientes, como o posicionamento no leito, técnicas de facilitação da remoção de secreções pulmonares, técnicas de reexpansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular, aplicação de métodos de ventilação não invasiva e ventilação mecânica invasiva, exercícios respiratórios e musculoesqueléticos.

Homenagem

Para marcar o Dia do Fisioterapeuta, a Santa Casa de Misericórdia divulgou em seus canais internos de comunicação uma mensagem especial de valorização e reconhecimento  desses profissionais que são importantes no tratamento dos pacientes.

Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes