Dia do fisioterapeuta: exercícios simples ajudam na recuperaçao de pacientes que tiveram Covid

Muitos pacientes que tiveram Covid-19 precisam continuar fazendo exercícios para manter o tratamento mesmo após deixarem o hospital. É o que orienta o profissional de fisioterapia, que comemora seu dia nesta terça-feira (13).

Segundo a coordenadora de Fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Vanessa Pícoli, após o período de internação, a reabilitação domiciliar é muito importante para todos os pacientes, principalmente no pós Covid-19.

“Entendemos que para o indivíduo retornar para suas atividades de vida diária, alguns exercícios são fundamentais para melhorar sua capacidade funcional”, explicou.

Vanessa explicou que exercícios como alongamentos de pernas e braços ou pequenas caminhadas são importantes para a recuperação total do paciente.

Além disso, podem ser feitas respirações pelo nariz e soltar pela boca, incentivando assim a movimentação da região abdominal; realizar as respirações associando ao levantamento dos braços para que haja uma melhora na capacidade pulmonar.

“Lembrando sempre de respeitar seu limite. Além dessas orientações é importante se hidratar e realizar banho de sol por pelo menos 15 minutos pela manhã”, orientou Vanessa.

UTI

A função do fisioterapeuta é essencial para ajudar na diminuição de complicações, principalmente, tratando-se da respiração, reduzindo assim o sofrimento dos pacientes.

Outros fatores que ressaltam a importância da presença do fisioterapeuta é garantir a recuperação funcional desses pacientes e uma qualidade de vida pós alta da UTI, impactando também na diminuição dos custos hospitalares.

Este profissional utiliza-se de técnicas, recursos e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento.

O plano de cuidados é organizado e aplicado de acordo com as necessidades atuais dos pacientes, como o posicionamento no leito, técnicas de facilitação da remoção de secreções pulmonares, técnicas de reexpansão pulmonar, técnicas de treinamento muscular, aplicação de métodos de ventilação não invasiva e ventilação mecânica invasiva, exercícios respiratórios e musculoesqueléticos.

Homenagem

Para marcar o Dia do Fisioterapeuta, a Santa Casa de Misericórdia divulgou em seus canais internos de comunicação uma mensagem especial de valorização e reconhecimento  desses profissionais que são importantes no tratamento dos pacientes.