Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Curiosidades da Saúde

Por que eliminar o primeiro jato urinário ???


Muitos pacientes questionam o farmacêutico-bioquímico com esta questao. Faz-se necessário, entao, explaná-la. Quando usamos a mangueira de nossa casa para lavar um carro, por exemplo, verificamos que ao desligar a mesma, fica em seu interior uma pequena quantidade de líquido parado. Por analogia, podemos comparar com nosso sistema urinário.


Após urinar, permanece dentro da uretra, uma quantidade pequena de urina. Entretanto, esta quantidade é suficiente para acarretar o crescimento de flora bacteriana e, conseqa¼entemente, a presença de leucócitos na urina. Assim, consideramos como estéril a urina que está na bexiga, e nao a que está na uretra. Ao eliminar o primeiro jato urinário, “lavamos” nossa uretra e, dessa forma, vai  para o frasco somente uma suposta urina estéril, no caso, a que estava armazenada na bexiga.


Em casos de diagnóstico de uretrites  (inflamaçao da uretra), recomenda-se a coleta em frascos separados, um para o primeiro jato urinário e o outro para o restante.


Vale ressaltar a importância de higienizaçao com água e sabao neutro antes da coleta, principalmente em mulheres, onde a necessidade da recoleta é maior devido a contaminaçao. Em crianças de até um ano, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) recomenda além da higienizaçao, o uso de coletores, numa periodicidade de troca de meia hora, caso nao se tenha obtido o volume mínimo de 10 a 15 mililitros.


 


                       


        Drº Augusto J. Delogo Gonçalves


        Farmacêutico – Bioquímico


                             


 


 

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro