Por que eliminar o primeiro jato urinário ???
Muitos pacientes questionam o farmacêutico-bioquímico com esta questao. Faz-se necessário, entao, explaná-la. Quando usamos a mangueira de nossa casa para lavar um carro, por exemplo, verificamos que ao desligar a mesma, fica em seu interior uma pequena quantidade de líquido parado. Por analogia, podemos comparar com nosso sistema urinário.
Após urinar, permanece dentro da uretra, uma quantidade pequena de urina. Entretanto, esta quantidade é suficiente para acarretar o crescimento de flora bacteriana e, conseqa¼entemente, a presença de leucócitos na urina. Assim, consideramos como estéril a urina que está na bexiga, e nao a que está na uretra. Ao eliminar o primeiro jato urinário, “lavamos” nossa uretra e, dessa forma, vai para o frasco somente uma suposta urina estéril, no caso, a que estava armazenada na bexiga.
Em casos de diagnóstico de uretrites (inflamaçao da uretra), recomenda-se a coleta em frascos separados, um para o primeiro jato urinário e o outro para o restante.
Vale ressaltar a importância de higienizaçao com água e sabao neutro antes da coleta, principalmente em mulheres, onde a necessidade da recoleta é maior devido a contaminaçao. Em crianças de até um ano, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) recomenda além da higienizaçao, o uso de coletores, numa periodicidade de troca de meia hora, caso nao se tenha obtido o volume mínimo de
Drº Augusto J. Delogo Gonçalves
Farmacêutico – Bioquímico