Nesta quarta-feira (28) é comemorado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. No entanto, pouco há de se comemorar. De acordo com dados da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro o número de vítimas atendidas no hospital aumentou em relação ao ano passado.
Segundo o levantamento, nos três primeiros meses de 2021 foram 138 pessoas que deram entrada no Pronto Socorro vítimas de algum tipo de acidente de trabalho. No mesmo período do ano anterior foram 69, quase o dobro.
Entre os setores que mais registram esse tipo de acidentes no país são hospitalares, principalmente por causa do risco de contaminação após a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Na Santa Casa, segundo o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Santa Casa, Gabriel Patrão, os profissionais da saúde estão em maior relevância nessa data visto que lidam direto no combate da doença, quando exercendo suas atividades.
“Não podemos naturalizar estes riscos e perdas, mas sim proporcionar aos funcionários proteção e condições seguras de trabalho”, destacou.
Durante o ano, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa promove diversas iniciativas como palestras, diálogos e treinamentos para a prevenção de acidentes e bem estar no ambiente de trabalho.
Além do trabalho de prevenção, a Santa Casa também oferece atendimento psicológico para os funcionários.
“É de se esperar que esses trabalhadores que estão hoje na linha de frente, experimentem a condição de sofrimento psíquico diante do contexto da pandemia, o que nada tem a ver com fraqueza. Diante disso, está sendo disponibilizado atendimento psicológico a todos os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.
Saiba mais:
O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais todos os dias. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969.
A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.
No Brasil, de acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2018, foram registradas quase 16.5 mil mortes e 4.5 milhões de acidentes. Ainda conforme dados do Observatório Digital, a cada 49 segundos ocorre 1 notificação de acidente de trabalho de funcionário com carteira assinada e a cada 3 horas 43 minutos e 42 segundos 1 funcionário perde a vida por conta de um acidente de trabalho.