No verão, com as altas temperaturas, a sede aperta e você acaba lembrando mais facilmente de beber água. No entanto, com o frio que tem feito nos últimos dias a ingestão de líquido acaba ficando muitas vezes esquecida.
É é aí que vem o problema. O corpo precisa de hidratação em todas as épocas do ano, inclusive no inverno. Só assim você evita uma série de doenças.
Quem explica melhor é o médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Sérgio Damião. Segundo ele, a hidratação adequada evita, principalmente, surgimento de cálculos renais e infecções urinárias como cistite e uretrite.
“Além disso, a ingestão de líquidos dificulta também o aparecimento de doenças relativas à pele, já que a água evita seu ressecamento. Portanto é necessário se hidratar em todos os momentos”, explicou.
Apesar de um hábito saudável, o médico faz um alerta para pessoas que sofrem de doenças renais crônicas, cardiopatas ou que apresentam retenção de líquido.
“Nesse caso deve-se evitar a ingestão excessiva, uma vez que o corpo também produz água. Então, uma grande quantidade de líquidos traria outras complicações”, explicou.
Um fator que indica que o corpo está ou não hidratado é a coloração da urina. “Uma coloração amarela mais forte significa que a pessoa está bebendo pouca água. O ideal é o tom ser um amarelo claro”, ensinou.
Campanha
Para chamar a atenção sobre a importância de deixar o corpo hidratado, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu uma campanha interna com distribuição de água mineral entre os funcionários.
A iniciativa foi feita em parceria a Help Gás e Petit Delicatessen. Segundo a enfermeira da SESMT, Camila Alves, teve como objetivo promover maior qualidade em saúde de nossos funcionários.
“Um corpo hidratado contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos como a gripe, infecções urinárias ou mesmo a Covid-19”, afirmou.