Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Corpo hidratado, inclusive no inverno, ajuda a evitar série de doenças

No verão, com as altas temperaturas, a sede aperta e você acaba lembrando mais facilmente de beber água. No entanto, com o frio que tem feito nos últimos dias a ingestão de líquido acaba ficando muitas vezes esquecida.

É é aí que vem o problema. O corpo precisa de hidratação em todas as épocas do ano, inclusive no inverno. Só assim você evita uma série de doenças.

Quem explica melhor é o médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Sérgio Damião. Segundo ele, a hidratação adequada evita, principalmente, surgimento de cálculos renais e infecções urinárias como cistite e uretrite.

“Além disso, a ingestão de líquidos dificulta também o aparecimento de doenças relativas à pele, já que a água evita seu ressecamento. Portanto é necessário se hidratar em todos os momentos”, explicou.

Apesar de um hábito saudável, o médico faz um alerta para pessoas que sofrem de doenças renais crônicas, cardiopatas ou que apresentam retenção de líquido.

“Nesse caso deve-se evitar a ingestão excessiva, uma vez que o corpo também produz água. Então, uma grande quantidade de líquidos traria outras complicações”, explicou.

Um fator que indica que o corpo está ou não hidratado é a coloração da urina. “Uma coloração amarela mais forte significa que a pessoa está bebendo pouca água. O ideal é o tom ser um amarelo claro”, ensinou.

Campanha

Para chamar a atenção sobre a importância de deixar o corpo hidratado, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu uma campanha interna com distribuição de água mineral entre os funcionários.

A iniciativa foi feita em parceria a Help Gás e Petit Delicatessen. Segundo a enfermeira da SESMT, Camila Alves, teve como objetivo promover maior qualidade em saúde de nossos funcionários.

“Um corpo hidratado contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos como a gripe, infecções urinárias ou mesmo a Covid-19”, afirmou.

Confira mais Notícias

Funcionários da Santa Casa aprendem como identificar violência doméstica

Órgãos captados na Santa Casa serão doados para seis pessoas no ES

Clima de festa junina anima pacientes de hemodiálise na Santa Casa

Junho Vermelho: Empresa mobiliza funcionários para doar sangue na Santa Casa

Exposição e panfletagem marcam Maio Amarelo na Santa Casa 

Santa Casa ganha R$ 10 mil com Nota Premiada. Saiba como você também pode ajudar

Santa Casa Cachoeiro e Lar de Idosos farão homenagens no Dia das Mães

Paciente internado se emociona ao receber serenata na Santa Casa