Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Corpo hidratado, inclusive no inverno, ajuda a evitar série de doenças

No verão, com as altas temperaturas, a sede aperta e você acaba lembrando mais facilmente de beber água. No entanto, com o frio que tem feito nos últimos dias a ingestão de líquido acaba ficando muitas vezes esquecida.

É é aí que vem o problema. O corpo precisa de hidratação em todas as épocas do ano, inclusive no inverno. Só assim você evita uma série de doenças.

Quem explica melhor é o médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Sérgio Damião. Segundo ele, a hidratação adequada evita, principalmente, surgimento de cálculos renais e infecções urinárias como cistite e uretrite.

“Além disso, a ingestão de líquidos dificulta também o aparecimento de doenças relativas à pele, já que a água evita seu ressecamento. Portanto é necessário se hidratar em todos os momentos”, explicou.

Apesar de um hábito saudável, o médico faz um alerta para pessoas que sofrem de doenças renais crônicas, cardiopatas ou que apresentam retenção de líquido.

“Nesse caso deve-se evitar a ingestão excessiva, uma vez que o corpo também produz água. Então, uma grande quantidade de líquidos traria outras complicações”, explicou.

Um fator que indica que o corpo está ou não hidratado é a coloração da urina. “Uma coloração amarela mais forte significa que a pessoa está bebendo pouca água. O ideal é o tom ser um amarelo claro”, ensinou.

Campanha

Para chamar a atenção sobre a importância de deixar o corpo hidratado, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu uma campanha interna com distribuição de água mineral entre os funcionários.

A iniciativa foi feita em parceria a Help Gás e Petit Delicatessen. Segundo a enfermeira da SESMT, Camila Alves, teve como objetivo promover maior qualidade em saúde de nossos funcionários.

“Um corpo hidratado contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos como a gripe, infecções urinárias ou mesmo a Covid-19”, afirmou.

Confira mais Notícias

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro