Coronavírus: Veja quem pode e como deve ser usada a máscara de segurança

O medo de pegar o coronavírus está mudando o hábito de muitos capixabas, principalmente em Cachoeiro de Itapemirim, lugar que já teve caso confirmado da doença. Pelas ruas já é possível ver, por exemplo, muitas pessoas usando a máscara para evitar a contaminação.

Mas o que muitos não sabem, por exemplo, é que nem todas as pessoas precisam utilizar o equipamento de segurança no dia a dia.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro Larissa Aniquim da Silva, explicou que somente pessoas que estejam com sintomas de gripe devem utilizar a máscara.

Além disso,  o uso da máscara é aconselhado também para quem trabalha com pessoas que estejam com quadro gripal.

"Mas é importante lembrar também que só o uso da máscara não representa a segurança adequada. É preciso também fazer a higienização das mãos para que o vírus não seja propagado", disse.

Larissa destacou também a importância de se trocar a máscara e o tempo em que ela deve ser descartada. A enfermeira disse que a substituição varia de cada caso.

Segundo ela, quem estiver usando deve ficar atento a alguns cuidados, como se a máscara está muito danificada, molhada ou se a pessoa está espirrando muito ao longo do dia.

"Nesses casos é importante fazer a substituição para que você não esteja acumulando a possibilidade de vírus no próprio rosto", aconselhou.