Contrato vai ampliar número de médicos residentes da Santa Casa em unidades de saúde

Médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro vão ganhar mais espaço nas Unidades de Saúde do município.

A decisão acontece graças a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), realizado pelo hospital e a prefeitura na última segunda-feira.

O diretor de Ensino da Santa Casa, Dr. Raphael Luzorio, explicou que os residentes precisam fazer estágio obrigatório e que esse contrato vai criar uma melhor organização nos ambientes de prática oferecidos no município.

“É um avanço muito grande para o hospital porque facilita essa interface com a prefeitura e é bom também para a população que tem mais profissionais realizando o atendimento de saúde no município”, destacou.

Além da população ganhar mais profissionais nas unidades de saúde, a assinatura do contrato de estágio também garante menos despesas para a Santa Casa.

Segundo Luzorio, o estágio para os residentes é uma obrigatoriedade do Ministério da Saúde. E a garantia dessa atividade faz com que o órgão realize o pagamento das bolsas desses profissionais.

“Essa assinatura foi fundamental para o hospital e para nosso programa de residência. Já que com esse contrato evitamos um custo de R$ 500 mil por ano só com o pagamento das bolsas para os residentes”, finalizou.

Parceria

Atualmente, os residentes da Santa Casa já atuam em duas unidades da prefeitura: no Centro Municipal de Saúde, realizando pequenas cirurgias, e na Unidade de Saúde do Paraíso, com atendimentos de atenção primária.

Luzorio agradeceu ainda o empenho da secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, que teve participação importante no processo de viabilização do termo que possibilitou o custeio das bolsas para os residentes.

“Quando o Coapes nem estava formalizado, ela nos recebeu, formalizou a parceria que o Ministério da Saúde exigia e isso nos permitiu concorrer e conseguir o custeio das bolsas”, disse.

Ainda nesta semana, será publicada, no Diário Oficial do Município (disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br), portaria que instituirá comissão para acompanhamento do contrato em Cachoeiro.

Posteriormente, as instituições apresentarão planos de trabalho e, então, será traçado um sistema de execução dos campos de prática, de maneira ordenada e articulada.

Como funciona o contrato

Criado pelo governo federal, por meio dos ministérios da Saúde e da Educação, o Coapes qualifica a integração ensino-serviço e a educação permanente nos territórios envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS municipais, estaduais e federais.

Participam do contrato todos os gestores municipais e/ou estaduais do SUS interessados em ofertar a sua rede para estudantes de graduação e/ou residência. Participam, também, as instituições de ensino que possuem cursos de graduação na área da saúde e programas de residência médica e multiprofissional interessados em discutir e qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher