Conheça a história de superaçao de quem há mais de 15 anos faz hemodiálise

Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Rim e o tema da Sociedade Brasileira de Nefrologia este ano é "Vivendo bem com a Doença Renal". E o que não faltam são histórias de quem vive com a doença, mas que enfrenta as dificuldades para ter uma vida melhor.

No setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, diariamente são realizadas sessões de hemodiálise em três turnos diferentes. Só em 2020, foram feitos mais de 22 mil atendimentos.

E no meio de tantas histórias encontramos a Carla Quirino Loiola, que já está fazendo hemodiálise há mais de 15 anos. A descoberta da doença veio quando ela tinha 14 anos e junto o medo de não poder realizar o sonho de  fazer uma festa para comemorar seus 15 anos.

"Nunca imaginei viver esse processo. Era uma criança como as outras e de repente passei por momentos dolorosos", contou.

Mas apesar das dificuldades de ter que ir frequentemente ao hospital e conviver com internações por causa da doença, ela não desistiu da festa para comemorar os 15 anos.

"Não imaginava que ia ter aquela festa. Ganhei vestido, lembrancinhas e ate um book de fotos. Todo mundo se mobilizou para realizar meu sonho. Foi em um ginásio e nunca tinha visto tanta gente. Foram pessoas que oravam por mim quando estava internada".

Depois de perceber que realizar sonhos era possível, Carla mesmo com o sofrimento não deixou mais de comemorar seus aniversários.

"Ate os meus 18 anos não foi nada fácil, mas eu venci cada prova porque Deus estava comigo. Hoje, aos 30 anos, tenho um marido que me entende e ajuda em tudo".

Programação

E para marcar a data, a Santa Casa programou uma série de atividades voltadas para os pacientes da hemodiálise. Haverá palestras com cardiologista, nutricionista, além de música para recepcionar os pacientes nesta quinta e sexta-feira.

Haverá sorteio de brindes, recepção musical e realização de exames de eletrocardiograma.