Cinco pessoas vao receber órgaos de jovem vítima de acidente em Muniz Freire

Um jovem de 22 anos morreu vítima de um acidente de trânsito em Muniz Freire. A família, mesmo tomada pela tristeza de perder um parente querido, decidiu doar os órgãos do rapaz.

A cirurgia de captação dos órgãos aconteceu na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro na última quinta-feira (22). Serão aproveitados dois rins, um fígado e as córneas que vão dar esperança de uma vida melhor para outras pessoas.

Somente as córneas ficaram no Estado. Por não haver nenhum doador compatível no Espírito Santo, os rins e o fígado foram levados para São Paulo e Distrito Federal, respectivamente.

O rapaz deu entrada na Santa Casa no último sábado. Ele foi atendido no Pronto Socorro e, em seguida, levado para o CTI. Embora tenha recebido todos os cuidados necessários, ele não resistiu aos ferimentos.

O irmão, que preferiu não se identificar, disse que essa sempre foi uma vontade do paciente. “Em vida, meu irmão foi o ser mais sensacional que eu conheci e continuou sendo incrível mesmo após a partida. Desejo a quem receber os órgãos tenha uma vida longa, que a família tenha muitos motivos para sorrir, e que Deus abençoe vocês todos aí, que esse ato seja ainda mais replicado”, disse.

E concluiu: “Eu só queria deixar toda minha gratidão aos profissionais que me atenderam, ao pessoal da recepção, aos enfermeiros, aos médicos, a todos, vi que a humanidade presente neles é algo extraordinário”.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante da Santa Casa (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização.

“A doação de órgãos é um gesto de amor ao próximo sem ao menos saber quem é. Por isso é muito importante avisar a família que você é um doador”, reforçou.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência em trabalhos educativos para captação de órgãos no Espirito Santo, estando entre os hospitais que mais contribuem para redução da fila de espera por órgãos no Brasil.

Idosos fazem passeio e tomam sorvete para fugir do calor em Cachoeiro