Cinco pessoas vao receber órgaos de jovem vítima de acidente em Muniz Freire

Um jovem de 22 anos morreu vítima de um acidente de trânsito em Muniz Freire. A família, mesmo tomada pela tristeza de perder um parente querido, decidiu doar os órgãos do rapaz.

A cirurgia de captação dos órgãos aconteceu na Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro na última quinta-feira (22). Serão aproveitados dois rins, um fígado e as córneas que vão dar esperança de uma vida melhor para outras pessoas.

Somente as córneas ficaram no Estado. Por não haver nenhum doador compatível no Espírito Santo, os rins e o fígado foram levados para São Paulo e Distrito Federal, respectivamente.

O rapaz deu entrada na Santa Casa no último sábado. Ele foi atendido no Pronto Socorro e, em seguida, levado para o CTI. Embora tenha recebido todos os cuidados necessários, ele não resistiu aos ferimentos.

O irmão, que preferiu não se identificar, disse que essa sempre foi uma vontade do paciente. “Em vida, meu irmão foi o ser mais sensacional que eu conheci e continuou sendo incrível mesmo após a partida. Desejo a quem receber os órgãos tenha uma vida longa, que a família tenha muitos motivos para sorrir, e que Deus abençoe vocês todos aí, que esse ato seja ainda mais replicado”, disse.

E concluiu: “Eu só queria deixar toda minha gratidão aos profissionais que me atenderam, ao pessoal da recepção, aos enfermeiros, aos médicos, a todos, vi que a humanidade presente neles é algo extraordinário”.

A enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante da Santa Casa (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, reforçou a importância sobre a doação e que somente a família pode fazer essa autorização.

“A doação de órgãos é um gesto de amor ao próximo sem ao menos saber quem é. Por isso é muito importante avisar a família que você é um doador”, reforçou.

A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro é referência em trabalhos educativos para captação de órgãos no Espirito Santo, estando entre os hospitais que mais contribuem para redução da fila de espera por órgãos no Brasil.