Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Casos de gastroenterite aumentam no verao. Veja como evitar a doença

É no verão que os casos de gastroenterite aumentam, principalmente pelo consumo nas praias de alimentos contaminados por vírus e bactérias. Diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre baixa são alguns dos sintomas mais comuns.

Segundo a médica Nathalia Caliari, é justamente no verão que se tem maior dificuldade de acondicionar alimentos corretamente, o que acaba contribuindo para a contaminação.

Com as altas temperaturas, muita gente corre para a praia e acaba se alimentando fora de casa. O que é um risco se a pessoa não tomar cuidados antes de consumir produtos que ficam expostos sem a refrigeração adequada.

“É importante observar alimentos consumidos nessa época, evitando comer em espaços que a comida fica exposta por muito tempo. O ideal é consumir alimentos em local de confiança e com preparo na hora”, orientou.

Além disso, não é recomendável comer alimentos com embalagem violada ou amassada. Manter alimentos protegidos contra insetos e calor também é uma dica que precisa ser seguida.

“Lembrando que alimentos como maionese, feijão tropeiro, salpicão, molhos, tem que ser conservados em geladeira e consumidos logo após o preparo”, destacou.

Quando o calor aumenta, é comum a pessoa beber muita água e utilizar gelo nas bebidas. No entanto, a médica reforça que tanto o gelo quanto a água devem ser sempre filtrados.

“Outra recomendação é não tomar banho em locais impróprios e sempre lavar as mãos antes da refeição”, concluiu.

Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval