É no verão que os casos de gastroenterite aumentam, principalmente pelo consumo nas praias de alimentos contaminados por vírus e bactérias. Diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre baixa são alguns dos sintomas mais comuns.
Segundo a médica Nathalia Caliari, é justamente no verão que se tem maior dificuldade de acondicionar alimentos corretamente, o que acaba contribuindo para a contaminação.
Com as altas temperaturas, muita gente corre para a praia e acaba se alimentando fora de casa. O que é um risco se a pessoa não tomar cuidados antes de consumir produtos que ficam expostos sem a refrigeração adequada.
“É importante observar alimentos consumidos nessa época, evitando comer em espaços que a comida fica exposta por muito tempo. O ideal é consumir alimentos em local de confiança e com preparo na hora”, orientou.
Além disso, não é recomendável comer alimentos com embalagem violada ou amassada. Manter alimentos protegidos contra insetos e calor também é uma dica que precisa ser seguida.
“Lembrando que alimentos como maionese, feijão tropeiro, salpicão, molhos, tem que ser conservados em geladeira e consumidos logo após o preparo”, destacou.
Quando o calor aumenta, é comum a pessoa beber muita água e utilizar gelo nas bebidas. No entanto, a médica reforça que tanto o gelo quanto a água devem ser sempre filtrados.
“Outra recomendação é não tomar banho em locais impróprios e sempre lavar as mãos antes da refeição”, concluiu.