Carnaval Solidário – Uma Causa de Todos os Sangues

A cada 2 minutos uma pessoa precisa de sangue. A Organizaçao Mundial de Saúde preconiza que 3 a 5% da populaçao doe sangue, conforme necessidades regionais, estaduais e municipais. No Brasil apenas 1,9% dessa populaçao é doadora.

No período de verao, os hemocentros do Brasil sofrem baixa nos estoques, pois devido ao crescimento do tráfego de veículos nas estradas há também o aumento do número de acidentes. Esse ano em que o carnaval será no inicio de março, esse movimento será ainda maior.

Diante dessa realidade, a Santa Casa Cachoeiro, que é referência no sul do Espírito Santo em atendimento de Urgência/Emergência, realizou entre os dias 24/02 a 01/03, a Campanha de Doaçao de Sangue, “Carnaval Solidário”, visando o aumento do número de doações voluntárias de sangue, visto que neste período o hospital precisa estar com seu estoque de sangue abastecido, pronto para prestar socorro imediato aos eventuais acidentes e também a s cirurgias de urgência que ocorrem diariamente.

Na programaçao dos quatro dias de campanha, o Serviço e Hemoterapia da Santa Casa e o Setor de Comunicaçao e Marketing, com o apoio de estagiários do Centro Técnico Apogeu, esteve com tenda montada na Praça Jera´nimo Monteiro aferindo pressao, fazendo panfletagem e abordando a todos que passavam, com o intuito de conscientizar as pessoas para que façam a doaçao de sangue antes de viajar para o carnaval.

Foram cerca de 700 visitantes ao stande do hospital, os quais foram orientados sobre a realidade da Doaçao de Sangue, especificamente na Santa Casa Cachoeiro que atende a  tantas demandas de urgência, além de prestar total suporte a s transfusões dos recém-nascidos do Hospital Infantil de Cachoeiro.

Vale reforçar que nos casos de acidentes automobilísticos ou motociclísticos o paciente recebe de imediato em torno de 5 bolsas de sangue, podendo chegar a um número de até 18 bolsas no pós operatório dependendo da gravidade do procedimento, processo que depende unicamente de voluntários, visto que o sangue ainda nao pode ser substituído por outra substância.

Doar sangue é um gesto seguro, solidário e dura no máximo 40 minutos. a‰ pensar no outro e em si mesmo, pois ninguém sabe se um dia poderá precisar. Com apenas 1 doaçao a pessoa pode salvar até 4 vidas.

Para ser um doador de sangue é necessário seguir apenas alguns critérios básicos como:

– Apresentar documento original com foto (Carteira de Identidade RG, passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitaçao com foto e Certificado de Reservista.

– Estar em bom estado de saúde

– Ter entre 18 e 65 anos

– Pesar acima de 50kg

– Nao estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 primeiras horas que antecedem a doaçao.

Abrace você também essa causa. Doe sangue e salve até 4 vidas.

O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de 2ª a sexta-feira de 7h a s 16h e sábado de 7h ás 11h.