Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Carnaval Solidário – Uma Causa de Todos os Sangues

 

A cada 2 minutos uma pessoa precisa de sangue. A Organizaçao Mundial de Saúde preconiza que 3 a 5% da populaçao doe sangue, conforme necessidades regionais, estaduais e municipais. No Brasil apenas 1,9% dessa populaçao é doadora.


 


 


 


No período de verao, os hemocentros do Brasil sofrem baixa nos estoques, pois devido ao crescimento do tráfego de veículos nas estradas há também o aumento do número de acidentes. Esse ano em que o carnaval será no inicio de março, esse movimento será ainda maior.


 


 


 


Diante dessa realidade, a Santa Casa Cachoeiro, que é referência no sul do Espírito Santo em atendimento de Urgência/Emergência, realizou entre os dias 24/02 a 01/03, a Campanha de Doaçao de Sangue, “Carnaval Solidário”, visando o aumento do número de doações voluntárias de sangue, visto que neste período o hospital precisa estar com seu estoque de sangue abastecido, pronto para prestar socorro imediato aos eventuais acidentes e também a s cirurgias de urgência que ocorrem diariamente.




Na programaçao dos quatro dias de campanha, o Serviço e Hemoterapia da Santa Casa e o Setor de Comunicaçao e Marketing, com o apoio de estagiários do Centro Técnico Apogeu, esteve com tenda montada na Praça Jera´nimo Monteiro aferindo pressao, fazendo panfletagem e abordando a todos que passavam, com o intuito de conscientizar as pessoas para que façam a doaçao de sangue antes de viajar para o carnaval.




Foram cerca de 700 visitantes ao stande do hospital, os quais foram orientados sobre a realidade da Doaçao de Sangue, especificamente na Santa Casa Cachoeiro que atende a  tantas demandas de urgência, além de prestar total suporte a s transfusões dos recém-nascidos do Hospital Infantil de Cachoeiro.




Vale reforçar que nos casos de acidentes automobilísticos ou motociclísticos o paciente recebe de imediato em torno de 5 bolsas de sangue, podendo chegar a um número de até 18 bolsas no pós operatório dependendo da gravidade do procedimento, processo que depende unicamente de voluntários, visto que o sangue ainda nao pode ser substituído por outra substância.




Doar sangue é um gesto seguro, solidário e dura no máximo 40 minutos. a‰ pensar no outro e em si mesmo, pois ninguém sabe se um dia poderá precisar. Com apenas 1 doaçao a pessoa pode salvar até 4 vidas.


Para ser um doador de sangue é necessário seguir apenas alguns critérios básicos como:


– Apresentar documento original com foto (Carteira de Identidade RG, passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitaçao com foto e Certificado de Reservista.


– Estar em bom estado de saúde


– Ter entre 18 e 65 anos


– Pesar acima de 50kg


– Nao estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 primeiras horas que antecedem a doaçao.


Abrace você também essa causa. Doe sangue e salve até 4 vidas.


O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de 2ª a sexta-feira de 7h a s 16h e sábado de 7h ás 11h.



Confira mais Notícias

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval

Quer brilhar no Carnaval? Veja os riscos e cuidados com a maquiagem e purpurina

Santa Casa Cachoeiro faz alerta para quem vai pegar a estrada no feriado de Carnaval

Lar de Idosos entra em ritmo de folia e promove tradicional Carnavô

Idosos fazem passeio panorâmico em pontos turísticos de Marataízes