Campanha educativa para prevençao de acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito constituem o pior problema de saúde pública brasileira, sendo a primeira causa de morte entre os jovens do sexo masculino. Segundo dados oficiais sao registrados anualmente uma média de 50.000 vitimas fatais e 350.000 feridas. Nas estatísticas extras oficiais encontramos um número 150% maior, ultrapassando as 100.000 vítimas anuais, isto porque os dados só contabilizam as mortes que ocorrem no local.

No Espírito Santo, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Departamento de Trânsito do Estado, DETRAN, foram registrados 38.189, vitimas de acidentes de transito. Em nossa cidade os números relatam 2.092 dessas ocorrências, com 97% dos casos de vitimas parciais tendo a moto como veículo de maior número de ocorrências.

A Santa Casa Cachoeiro único hospital porta-aberta 24h, para Urgência e Emergência, acolhe 90% dos registros de acidentes que ocorrem em todo o sul do Estado do Espírito Santo. Pensando que a maior prevençao é a educaçao e conscientizaçao dos condutores para direçao consciente, o hospital apóia evento educativo em comemoraçao ao dia do motociclista.

Além de abordagem educativa realizada por diversos clubes de motociclistas, a programaçao do evento conta com um dia D doaçao de sangue e missa festiva com bençao dos motociclistas.

A açao acontecerá nos dias 25 e 30 de julho. Confira programaçao a seguir e algumas dicas de segurança no trânsito.

Programaçao

25/07 – Panfletagem e Dia de Doaçao de Sangue

30/07 – Missa e bençao dos Motociclistas na Praça Jera´nimo Monteiro.

Dicas de Segurança – Motociclista

• Use roupas de cores claras e calçados adequados;

• Use o capacete de segurança e exija que o passageiro também use;

• Transite sempre com o farol acesso, mesmo durante o dia;

• Evite os “Pontos Cegos” dos outros veículos;

• Mantenha a distância de segurança do veículo que segue a  sua frente;

• Nao transite ziguezagueando entre os veículo em movimento;

• Nao transporte crianças menores de 7 anos de idade ou aquelas que nao têm segurança;

• Respeite as sinalizações e as normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro

• Respeite o direito e a vez dos demais usuários das vias públicas;

• Porte sempre a CNH e o documento de seu veículo.

Dicas de Segurança – Motorista

• Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento;

• Mantenha em perfeito estado de conservaçao os equipamentos obrigatórios e faça revisões periódicas nos sistemas de freios, elétricos, pneus, amortecedores, limpadores de para-brisas,etc;

• Respeite a sinalizaçao e os limites de velocidade; Guarde uma distância segura entre o seu veículo e o que está a  sua frente;

• Ao dirigir, mantenha sua atençao concentrada no que se passa a  sua frente, nos lados, atrás e no próprio veículo;

• Mantenha-se a  direita da via;
    Use cinto de segurança

• Respeite o direito e a vez dos demais usuários das vias públicas;

• Nunca beba antes de dirigir, se dirigir nao beba;

• Lugar de criança menor de 10 anos é no banco traseiro;
    Nao dirija usando celular;

• O excesso de velocidade é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas;
    Porte sempre a CNH e o documento de seu veículo.

Dicas de Segurança – Pedestre

• Faça travessia sempre em faixa de segurança;

• Se nao houver faixa de segurança, atravesse a via sempre em linha reta;

• Caminhe sobre a calçada; se nao houver, ande em fila única pela borda da pista;

• Jamais atravesse pela frente ou atrás de um a´nibus ou outro veículo, pois o condutor que estiver vindo poderá nao visualizá-lo;

• Nunca atravesse driblando os carros em movimento;

• Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mao única;

• Quando fizer a travessia, escolha um lugar onde você tenha boa visao dos veículos e seja visto facilmente pelos motoristas, dê preferência na esquina;

• Nao atravesse a rua correndo nem faça brincadeiras durante a travessia;

• Nunca espere abaixo do meio-fio o momento para fazer a travessia;

• a€ noite ou em dias chuvosos, procure usar roupas claras.

Pise no freio

• Nao há como cortar o efeito das bebidas alcoólicas. Nao adianta nada tomar café, banho frio ou fazer caminhadas.

• Os efeitos do álcool sao mais intensos quando a pessoa está em jejum.

• A absorçao de álcool pelo organismo é muito rápida: 90% em uma hora. Em compensaçao, a eliminaçao total leva cerca de 6 a 8 horas.

• Os efeitos do álcool variam de uma pessoa para outra. Uma quantidade moderada para alguém de 80 kg, pode ser grave para quem pesa apenas 50kg.

Referência: Manual de Trânsito DETRAN ES