Banco de Sangue presta homenagens para doadores

A Santa Casa Cachoeiro durante Café de Sensibilização que aconteceu na tarde de segunda-feira (19), organizado pelo Banco de Sangue da instituição, em abertura a Semana do Doador Voluntário de Sangue, realizou homenagens a doadores que além de fazerem a sua parte doando periodicamente, também são multiplicadores da causa.
O evento que aconteceu no Auditório da Santa Casa Cachoeiro, contou com grande participação de colaboradores e profissionais de saúde. Os homenageados, o jovem Frederico Galvani que a partir da nova lei que reduz para 16 anos a idade mínima de doação, compareceu a Santa Casa para realizar sua doação sendo considerado jovem multiplicador. Outro doador voluntário homenageado foi o Prefeito Municipal Carlos Casteglione, que além de doar também faz um trabalho de incentivo junto aos funcionários públicos, o último homenageado da tarde foi o Técnico de Enfermagem do Setor de Pronto Socorro da Santa Casa Cachoeiro, Albert da Silva Nazário, que realiza um trabalho interno de captação de doadores.
A Semana do doador de sangue segue até sábado (24), com programação especial para receber empresas, universidades, estudantes e profissionais de saúde. O Banco de Sangue da Santa Casa Cachoeiro funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 16h, sábado de 7h as 11h.
 Para agendamento de doações em grupos basta entrar em contato com o Banco de Sangue da Santa Casa pelo telefone (28) 21012123 ou pelo e-mail doesangue@santacasacachoeiro.org.br.
Requisitos para se tornar um doador de Sangue:
  • Se tem mais de 16 e menos de 68 anos;
  • Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem iniciar as doações, mediante autorização do responsável legal;
  • Para primeira doação a idade limite é 60 anos;
  • Se seu peso for superior a 50 kg;
  • Se homem deve ter doado há mais de 60 dias, não ultrapassando 4 doações em 12 meses;
  • Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não ultrapassando 3 doações em 12 meses;
  • Se não estiver grávida;
  • Se não estiver amamentando;
  • Se já passou pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
  • Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
  • Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
  • Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
  • Se você não sofre de Epilepsia;
  • Se você não tem ou teve Sífilis;
  • Se você não é diabético;
  • Se você não tem tatuagens e piercing recentes (menos de 1 ano);
  • Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano
  • Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
  • Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
  • Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação.
  • Não está fazendo uso de medicamento controlado.