Associaçao de Ostomizados de Cachoeiro realiza trabalho de humanizaçao em hospitais

aˆ sina´nimo de humanizaçao, doaçao e amor ao próximo, o trabalho realizado pela Associaçao dos Ostomizados de Cachoeiro de Itapemirim.

Os ostomizados sao pessoas que decorrentes a doenças como: Câncer de cólon e reto ou câncer colo-retal, doença de Crohn, doença de Chagas, retocolite ulcerativa, perfurações causadas por armas de fogo ou objetos cortantes, dentre outros, acabam tendo que ser submetidos a cirurgias de colostomia.

A Colostomia é uma abertura da parede cólica e exteriorizada através da parede abdominal, por onde passa a ser eliminados os gases e as fezes. realizada através de uma cirurgia no abda´men, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa. Colostomia é a porçao do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abda´men. Esta abertura será o local por onde sairao a s fezes, que por sua vez serao armazenadas em uma bolsa coletora. A colostomia pode ser permanente ou temporária e a consistência das fezes varia de acordo com a porçao do intestino que foi exteriorizada. As colostomias, portanto, sao identificadas pela porçao do cólon que é trazida para fora do estomago e a consistência da evacuaçao que vem de uma colostomia depende da regiao em que o intestino foi interrompido.

A Associaçao de ostomizados ou seja pessoas que vivem com a colostomia atua prestando serviços assistenciais a pessoas que também precisaram viver com as bolsas coletoras.Eles levam alegria de vida, através de suas reuniões e visitas.Em Cachoeiro o grupo é comandado por: Ismael Moura, José Lúcio Oinhos e Neuza Coutinho, eles se reúnem uma vez ao mês.

Calendário de Reuniões de 2008

Mês