Agendar Doação Sangue

Área do Médico

Portal do Colaborador

Ações de conscientizaçao aumentam o número de captações de órgaos na Santa Casa Cachoeiro

 

Quando falamos de captações de órgaos a Santa Casa Cachoeiro é destaque Estadual, pela excelência de sua Comissao Intra hospitalar de Doaçao de órgaos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o que reflete em dados como o maior número de captaçao de órgaos por número de habitantes do Brasil.


 


Porém cabe destacar que para trabalhar captações de órgaos o desenvolvimento de ações de conscientizaçao exercem papel fundamental. No mês de setembro, foi comemorado o dia do doador voluntário, data em que a comissao desenvolveu programações que visavam a desmistificaçao de mitos que envolvem a doaçao de órgaos e que resultaram, na manha do dia 13/10, na captaçao de dois pacientes em morte encefálica, uma jovem de 20 anos e uma senhora de 60 anos.


 


Com uma única doaçao pode acontecer a retirada de 10 órgaos, sendo eles Coraçao, pulmao, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendao, no do último dia 13, das duas doadoras, foram captados no total 12 órgaos, que em um processo rápido foram encaminhados a  pacientes prioritários da fila de espera, que é única em todo Brasil e definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado, com controle do Ministério Público.


 


Para ser um doador de órgaos nao é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento, basta comunicar sua família o desejo da doaçao, visto que o processo só pode ser efetivado após autorizaçao familiar.




Confira mais Notícias

Lar de Idosos terá pintura de ovos e almoço especial de Páscoa

Dia do Rim: Santa Casa Cachoeiro faz exames e orientações para combater doença renal

Urgente: Santa Casa Cachoeiro faz apelo para abastecer banco de sangue

Santa Casa, Lar de Idosos e Fazenda terão programação especial no Dia da Mulher

Santa Casa Cachoeiro forma quinta turma de residência em Clínica Médica

Cresce número de casos de dengue atendidos na Santa Casa. Veja os sintomas

Santa Casa Cachoeiro só tem sangue para uma semana e faz apelo para doadores

Média de 93 pacientes atendidos por dia na Santa Casa durante o Carnaval