Contribuintes que quiserem ajudar o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, instituição que faz parte do Grupo Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, já podem fazer suas doações por meio da declaração anual do Imposto de Renda.
O que muita gente não sabe é que parte do imposto devido pelo contribuinte à Receita Federal pode ser destinado para a instituição sem qualquer acréscimo na declaração.
Para doar é simples. Para quem envia a declaração pelo modelo completo (e não pelo simplificado), é permitido doar até 3% do imposto devido ao Fundo dos Idosos, diretamente, na Declaração de Ajuste de Imposto de Renda.
O contribuinte não pagará uma quantia maior de imposto, nem terá sua restituição diminuída. Apenas permitirá que parte do tributo devido seja destinado, diretamente, para o fundo social.
O procedimento é mais prático para quem tem imposto a pagar. Nesse caso, o contribuinte pagará Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (Darf): uma doação para o Fundo dos Idosos e outro com o restante do Imposto de Renda a pagar.
Para quem tem restituição a receber, precisará pagar o Darf de doação até o dia 31 de maio de 2023. O total da doação será somado ao valor da restituição.
Programa do IRPF 2023
Localize, no programa, a ficha “Doações diretamente na declaração” no menu do lado esquerdo da tela do Programa de Preenchimento do IRPF 2023. Clique em “Novo”.
Escolha a aba “Idoso” para doar para fundos ligados ao Conselho do Idoso. Em seguida, selecione o “tipo de fundo” que, nesse caso, será “Municipal” e, na sequência, selecione o estado do Espírito Santo e o município de Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida escolhe a opção Lar Adelson Rebello Moreira para receber o recurso.
Após o pagamento do DARF da Doação ao Fundo do Idosos, é preciso enviar o comprovante de pagamento para o email adelsonrebello@santacasacachoeiro.org.br/ provitae@santacasacachoeiro.org.br ou pelo tel. 99940-4787