Simpósio gratuito vai discutir transplante de órgaos e tecidos

Será realizado entre os dias 25 a 27 de setembro o I Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e tecidos. Por causa da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento será online. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no link disponível no Instagram da Liga (@ligalatosc)

A iniciativa é uma realização da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Sul Capixaba (Ligalatosc), entidade formada por alunos de Medicina da Multivix, e tem o apoio da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, hospital referência em captação de transplantes no sul do Estado.

O encontro virtual, que terá certificado de 25 horas, contará com a presença de especialistas no assunto e abordará temas como anticorpos, imunossupressão, transplante hepático, multiviceral e cardíaco, além de abordar também a visão do transplantado, da família do doador e também de quem está na fila de espera.

A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explicou que o evento é importante para profissionais da saúde, mas também para a população em geral, já que é uma oportunidade também para se informar mais sobre o assunto.

"Esse é um tema pouco falado, poucas pessoas ainda tem conhecimento. E nesse encontro também poderá saber mais sobre o processo, como é a conservação do órgão após a captação e tempo de vida, por exemplo", disse.

Durante este mês, o hospital está realizando a Campanha Setembro Verde, exatamente para incentivar a doação de órgãos e tecidos. A fachada do hospital ganhou nova iluminação e uma homenagem será feita às famílias de doadores de órgãos. E no dia 27 a Santa Casa vai divulgar em suas redes sociais um vídeo falando da importância que esse gesto tem e que pode salvar muitas vidas.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

Humanização

O I Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e de Tecidos é mais um dos projetos da Liga que visa trazer à tona a discussão sobre a doação e o transplante de órgãos, abrangendo não somente a produção científica, mas também os aspectos humanitários e sociais, que são de extrema importância, principalmente se analisarmos o alto índice de negativa familiar à doação em nosso estado.

“Nesse mesmo sentido, o Setembro Verde, mês dedicado ao tema, engaja ações desse tipo. Durante os três dias de palestras online e totalmente gratuitas, diversos profissionais de renome internacional abordarão temas como Transplante Cardíaco e Imunossupressão, além de um dia dedicado somente à humanização, que contará com a presença de transplantados, doadores e pacientes à espera de um órgão”, explicou o presidente da Latosc, Allan Zucolotto.

O diretor de Marketing da Latosc, Luciano Negrini, destacou a importância do apoio da Santa Casa nesse evento.

“O apoio de uma instituição como a Santa Casa, com reputação consolidada e com ativa participação no processo de doação de órgãos, demonstra a seriedade do evento e das ações desenvolvidas, ressaltando a importância do tema para os profissionais todos os profissionais de saúde e a população de forma geral”.

Confira mais Notícias

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro 

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos

Setembro verde: Santa Casa Casa faz nova captação de órgão no fim de semana

Santa Casa faz treinamento para atender pacientes que tentaram suicídio

Cresce o número de vítimas de atropelamento atendidas na Santa Casa

Santa Casa promove palestras sobre educação financeira e assédio moral