Projeto de Caminhada da Santa Casa completa 10 anos

Para promover a qualidade de vida dos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro por meio do contato com a natureza será realizado neste sábado (06), a 23ª edição da Caminhada Ecológica. Nesta edição serão 60 participantes e o passeio será no Zoo Park da Montanha, em Marechal Floriano.

Criado em 2007, o projeto está completando dez anos de existência e ao longo de suas edições visitou lugares em todo sul do estado e Grande Vitória. Todas as rotas não são escolhidas apenas como forma de lazer. A metodologia de trabalho adotada está na construção de rotas temáticas que trabalham em conjunto, cultura, história e preservação ambiental.

Desde sua implantação foram praticadas diversas ações ambientais como: coleta de resíduos e plantio de árvores nas margens do Rio Itapemirim que contribuíram para projeto de reflorestamento da bacia hidrográfica. Além disso, auxiliou na divulgação de pontos turísticos e projetos culturais desenvolvidos pela Comunidade Quilombola da localidade de Monte Alegre.

“O objetivo inicial do projeto era de tirar o colaborador do ambiente hospitalar que é muito estressante e colocá-lo em contato com a natureza, além de incentivar a prática de atividades físicas periódicas, integrar as equipes e trabalhar a motivação. Hoje o projeto é reconhecido pelos funcionários, eles  aguardam ansiosos pela realização de suas edições, conseguimos patrocinadores fiéis que acreditam na proposta de promover saúde, temos uma equipe de organização que é composta por funcionários voluntários de diversos setores da instituição. Acredito que existe muito que comemorar”, argumenta a coordenadora do Projeto, a fisioterapeuta Vanessa Pícoli.

Nas caminhadas, a equipe sempre conta com profissionais convidados de acordo com a temática da rota, sendo eles: historiadores, biólogos, profissionais de educação física, fisioterapeutas, médicos e nutricionistas. A presença de guias garante o suporte necessário para a realização do percurso de forma educativa e segura.

A 23ª Caminhada Ecológica é patrocinada por Pró-Vitae, Unimed, Acqua Reale, Proaenf e Sulcred.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos