Santa Casa rumo a Certificaçao de qualidade

O Programa de Qualidade Mais Gestao, iniciado no ano de 2008, levou a Santa Casa Cachoeiro a planejar suas ações até 2013. Em cumprimento a uma das metas estipuladas no planejamento estratégico da instituiçao, foi elaborado o planejamento estratégico setorial.

Orintado pelo Facilitador Augusto J. Delogo Gonçalves o trabalho tem como objetivo preparar o hospital para a conquista da Certificaçao ISO 9001:2008, concedida a s empresas que se destacam a partir da implantaçao de normas e regras internacionais de qualidade. Ter um certificado ISO 9001 significa que uma empresa tem um sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Estas normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária, porém com o passar dos anos ter o título passou a ser sina´nimo de reconhecimento. Hoje, qualquer empresa que fornece produto a outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9001:2008, outro fato relevante a conquista da certificaçao é a possibilidade de reduzir os custos internos por meio da elaboraçao de planejamentos e maior supervisao de ações.

Na manha de segunda-feira, 11/05, o hospital Santa Casa apresentou aos seus colaboradores o Planejamento Estratégico e o Comitê de Qualidade adotado em cada setor e composto a fim de medir o grau de satisfaçao dos serviços oferecidos. Ao todo a Santa Casa é formada por 24 setores que a partir de agora terao metas e objetivos definidos de forma individualizados, visto que a visao adotada para a formulaçao do planejamento estratégico setorial é que cada departamento seja de forma particular uma empresa.

Em abertura oficial do evento a superintendente da Santa Casa, Nercedes Canal, falou de suas expectativas com relaçao ao trabalho realizado no decorrer de dois meses, onde, individualmente, os setores foram visitados e estudados profundamente. Também comentou em sua fala sobre a animaçao, motivaçao e positividade de todos os colaboradores em fazer tudo melhor profissionalmente e pessoalmente tendo como foco o cliente. “A partir de hoje teremos uma nova história, pois cada um de nós sabe onde queremos chegar.” disse a Superintendente.

Para o Facilitador os trabalhos realizados no hospital sao marcos de gestao e a palavra chave de todo o processo será renovaçao.

O planejamento estratégico setorial é um dos passos para a certificaçao da ISO ao qual o hospital se organiza para alcançar. Os próximos passos serao a implantaçao de rotinas administrativas, fluxogramas e organogramas que definem os papeis de cada departamento.

Santa Casa encerra Setembro Verde com duas cirurgias de captação de órgãos

Santa Casa promove treinamento para garantir a segurança do paciente

Bebê comove equipe da Santa Casa após dar entrada no Pronto-Socorro

Setembro Verde: Agentes de saúde recebem orientação sobre doação de órgãos